A B C D E F G I L M N P R S T U V Z

F

Fotograma

O fotograma é a imagem unitária do filme, tal como como foi registada na película: de uma forma geral, e desde a standardização do cinema sonoro, existem 24 fotogramas por cada segundo de filme. (Aumont e Marie: 2009)

Free Cinema

Movimento constituído por jovens realizadores que, em meia dúzia de manifestos e ciclos de cinema organizados no National Film Theatre entre 1956 e 1959, vieram exigir uma mudança de mentalidade no seio da sociedade britânica, cortando inclusivamente com o passado associado à prestigiada “escola de cinema” liderada, efetiva ou espiritualmente, pelo “pai do documentário” John Grierson. Alguns destes cineastas, tais como Lindsay Anderson e Karel Reisz, haviam sido críticos de cinema e, no lugar de realizadores, ansiavam por um cinema mais livre, aberto, pessoal, menos institucional e complacente.

Fora de campo

Composto pelas áreas que não são visíveis na tela, mas que ainda assim compartilham o espaço da cena: ambos os lados e acima e abaixo do quadro, atrás do cenário e atrás da câmara*.

O campo definido por um plano de filme é delimitado pelo quadro, mas é frequente que elementos não visíveis (situados fora do quadro) estejam imaginariamente ligados ao campo, por um elo sonoro, narrativo ou visual**.

*Bordwell e Thompson: 2013

**Aumont e Marie: 2009

Found footage

Ver Imagens de arquivo.