Video file
Apresentação
Balanço Plano Nacional de Cinema . 2019-2020
Quem somos

Iniciativa conjunta das áreas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional de Cinema é operacionalizado por uma equipa de trabalho que integra elementos da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (CP-MC), do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e da Direção-Geral da Educação (DGE).

 

 

Coordenação Nacional do PNC
Elsa Mendes
Elsa Mendes
Coordenadora Nacional do PNC (Direção Geral da Educação)

Coordenadora Nacional do Plano Nacional de Cinema, na Direção-Geral da Educação (Lisboa), desde 2014. Doutoramento em Letras - Ramo de Estudos de Cultura, Especialidade Estudos Norte-Americanos - Estudos Fílmicos (Universidade de Lisboa). Mestrado em História de Arte - Especialidade História da Arte Contemporânea (FCSH- Universidade Nova de Lisboa). Licenciatura em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (FLUL – Universidade de Lisboa).  Trabalha na Direção-Geral da Educação (DGE). Integra a Comissão Científica do Plano Nacional das Artes (Portugal) e é investigadora integrada no Grupo de Investigação, Media e mediações culturais (CEMRI- Univ. Aberta).

Equipa Nacional do PNC
Alda Barroso
Alda Barroso
Instituto do Cinema e do Audiovisual

Licenciatura em Ciência Política - Ramo Políticas Publicas pelo ISCTE- IUL, Instituto Universitário de Lisboa. Trabalha no Instituto do Cinema e do Audiovisual, IP (ICA), desde 2003 no Departamento de Cinema e Audiovisual exercendo funções de gestão de projetos nas áreas de Formação destinadas ao Público Infantil e Juvenil e Formação de Estudantes na área do Cinema e Audiovisual, Festivais Nacionais e Exibição Circuitos Alternativos. Preside aos júris de concursos de concessão de apoio financeiro promovidos pelo ICA desde 2014. E integra a equipa do Plano Nacional de Cinema (PNC), desde 2013.

Carlos Gomes
Carlos Gomes
Direção Geral da Educação

Licenciatura em Artes Plásticas / Pintura, pela Faculdade de Belas Artes (FBAUL), Universidade de Lisboa. Mestrado em Teorias da Arte, pela mesma Faculdade. Curso de Iniciação à Realização Cinematográfica, “Cinema: Do Pensamento à Ação” (Universidade Aberta). Professor de Artes Visuais no Agrupamento de Escolas do Restelo. Membro da Equipa do Plano Nacional de Cinema (DGE) desde 2018.

Filomena Serras Pereira
Filomena Serras Pereira
Instituto do Cinema e do Audiovisual

Licenciatura em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalha no Instituto de Cinema e do Audiovisual (ICA), há 18 anos tendo desenvolvido a sua atividade na área da gestão, dos apoios financeiros, da promoção das obras nacionais nos mercados nacional e internacional, da representação nacional nas instituições e órgãos internacionais, nomeadamente a nível da União Europeia, do Conselho da Europa, da Cooperação Ibero-Americana e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Responsável em 2015 pela implementação do Protocolo de colaboração entre a Direção-Geral da Educação (DGE), Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (CP-MP) e o ICA para o desenvolvimento do Plano Nacional de Cinema (PNC). Desde finais de 2020 que integra a equipa do PNC.

João Eiras
João Eiras
Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema

Curador digital do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o centro de conservação da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema. Formação em Conservação Digital - Winter School for Audiovisual Archiving (Netherlands Institute for Sound and Vision) e Introdução à Arquivística pela BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação).

Inês Viana
Inês Viana
Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema

Trabalha no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o centro de conservação da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, desempenhando funções de prospeção e gestão de aquisições de materiais fílmicos e de averiguação da titularidade de direitos de autor e direitos conexos sobre obras cinematográficas da coleção da Cinemateca. É licenciada em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema e mestre em Direito Intelectual pela Universidade de Lisboa.

Neva Cerantola
Neva Cerantola
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

“Licenciatura em “História e Critica do Cinema” na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Pádua – Itália, com uma tese final sobre cinema português  -  “Il cinema di Paulo Rocha”.  Trabalha durante vários anos com o Festival 7 Sóis, 7 Luas no intercâmbio cultural luso-italiano (cinema, musica e teatro). Fundadora da Festa do Cinema Italiano (Lisboa), criada em 2008 pela Associação Il Sorpasso, com a qual colabora até 2011. Em 2012, frequenta o Curso  “Empreendedorismo em Cultura” no ISTCTE/Audax de Lisboa. Desde 2000, trabalha no Departamento da Programação da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e a partir de 2008 integra a equipa da Cinemateca Júnior. Desde 2012 é coordenadora deste serviço educativo.”

Paula Quelhas
Paula Quelhas
Direção Geral da Educação

Licenciatura em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação João de Deus (ESE João de Deus). Frequência do Curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional (Instituto de Educação de Lisboa). Curso de Iniciação à Realização Cinematográfica, “Cinema: Do pensamento à Ação” pela Universidade Aberta (UAL). Membro da Equipa do Plano Nacional de Cinema (DGE) desde 2016.

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Direção Geral da Educação

Licenciatura em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, com uma Pós-Graduação em Doutrina e Ética Social pela Pontificia Università Gregoriana (Roma). Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Especialização em Educação Especial pelo ISCIA. Curso de Iniciação à Realização Cinematográfica, “Cinema: Do Pensamento à Ação”, pela Universidade Aberta (UAL). Professor do Agrupamento de Escolas de Carcavelos. Membro da equipa do Plano Nacional de Cinema (DGE) desde 2018.

Tiago Baptista
Tiago Baptista
Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema

Diretor do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o centro de conservação da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, e membro do Comité Executivo da FIAF (Federação Internacional de Arquivos de Filmes). Doutorado em Film and Screen Media pela Universidade de Londres (Birkbeck College) e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea-NOVA FCSH.