Divulgação de publicações em que o Plano Nacional de Cinema e/ou práticas desenvolvidas em ambiente escolar, no âmbito deste projeto, se constituem como principal objeto de reflexão.
García, Francisco García, Moreira, J. António, Alves, Pedro (2018) - Fusões no Cinema: Educação, Didática e Tecnologia. Santo Tirso, Whitebooks.
A obra inclui artigos de vários coordenadores de equipas do PNC a nível de escola, divulgando práticas pedagógicas realizadas nas escolas, no âmbito do projeto.
Ramos, Gonçalo Luís Ramos de (2018) - Foco-Cinema em Ação! projeto artístico de intervenção comunitária em contexto escolar. Lisboa: ESE.
Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/8241
Dissertação de mestrado sobre um projeto de intervenção artística com recurso ao cinema, em três escolas do Plano Nacional de Cinema.
Moreira, Cláudia Ferreira Fernandes (2017) - O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema. Covilhã, dissertação de mestrado, UBI.
Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/6706
Dissertação de mestrado que aborda os primeiros anos de implementação do projeto do PNC no terreno.
Pinto, João, Cardoso, Teresa e Soares, Ana Isabel (2019) - Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).
Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9194
Comunicação apresentada sobre o Plano Nacional de Cinema, no âmbito mais vasto do projeto de investigação que o autor tem em curso.
O Observatório Permanente da Juventude (OPJ) é um programa de investigação e estudos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Educação para o Cinema em Portugal. Estudo da autoria da Investigadora Mariana Liz, publicado em 25 janeiro 2022 pelo ICS|OPJ.
O estudo encontra-se disponível no site do OPJ, aqui: https://www.ics.ulisboa.pt/flipping/opj2022_pr/?fbclid=IwAR2HCAjt9LurWu6reTOO-4pLahg_GlrrgFOCmJEE0PWAryJhjZ9ee_SR4CA
Silva, Ana Sofia Gueifão
O Cinema de Animação Português de Autor: Uma Proposta de Estudo e de Valorização
Porto, Mestrado em Multimédia – Universidade do Porto, 2022
Disponível em repositório aberto, em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/142906/2/572783.pdf
Um trabalho em que o papel do PNC é abordado no contexto da valorização do cinema de animação português.
Lopes, M. B., Moreira, A., & Rodrigues, J. A. (2023)
Metacinema: reflexões de uma atividade de literacia para o cinema em escolas portuguesas.
Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (24), 1-26.
Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11742
Uma auscultação ao impacto de conteúdos do tipo cinematográfico nos hábitos e práticas de crianças e pré-adolescentes. Entre outras práticas, o PNC está em destaque.
Campelo, Pedro M. da C. D. (2023)
Literacia fílmica: Modelo educativo e prática em Portugal: O Plano Nacional de Cinema
[Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. 2023.
Disponível em: https://www.repositorio-iul.iscte.pt/bitstream/10071/30727/1/master_pedro_dias_campelo.pdf
Uma dissertação de mestrado cujo objeto de estudo é o Plano Nacional de Cinema, no âmbito da implementação de políticas públicas na área da Cultura e Educação..