Video file
Notícias
Do mar ao Ar . Alunos do 2º B, Centro Educativo de Anta . 2019 . Projeto Crianças Prime1rº - Cinanima/PNC
Formação

 

O programa de formação de docentes do PNC visa aprofundar a relação do cinema com as grandes áreas de competências constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, de modo a incluir na formação dos docentes a visão estratégica de que o cinema se constitui como ferramenta maior para o desenvolvimento de múltiplas competências nas crianças e jovens. Assim, o programa de formação de docentes do PNC pretende:

 

  • Constituir-se como um instrumento de apoio, quer à capacitação dos docentes nas suas comunidades educativas, quer à implementação de um trabalho pedagógico programado com recurso a filmes, quer ainda à viabilização de uma gestão flexível do currículo.
  • Divulgar e trabalhar com a coleção de dossiês pedagógicos, de acesso gratuito e universal a partir do site do PNC, em: (https://pnc.gov.pt/dossies-pedagogicos)
  • Valorizar e refletir sobre o diálogo que o cinema estabelece com o real e com as outras artes.
  • Estimular um discurso pedagógico propiciador de uma educação inclusiva junto das crianças e dos jovens, valorizando a ligação do cinema com temáticas como cidadania, democracia, tolerância e diversidade.
  • Dar continuidade à dinamização regular de um Ciclo de Ações de Formação online de curta duração (ACD), ao longo do ano letivo, para professores, em parceria com os CFAE.
  • Implementar reuniões formativas de acolhimento aos novos coordenadores de equipas a nível de escola.
  • Realizar sessões formativas online de esclarecimento de dúvidas junto dos professores, com periodicidade regular, dinamizadas pela equipa PNC.
  • Realizar ações de formação em diferentes modalidades, em colaboração com outras entidades.
  • Colaborar com instituições e/ou personalidades para implementação de atividades no âmbito do PNC, alargando o leque de parcerias e formas de colaboração, bem como articular com outras redes, planos e programas, com vista a valorizar a presença da cultura e das artes no sistema educativo.
  • Divulgar, colaborar e participar em eventos cinematográficos, com particular destaque para todos aqueles que envolvem a participação de escolas e comunidades educativas.

 

Nos links em baixo, encontram-se disponíveis todas as ações de curta-duração online realizadas (Canal YouTube do PNC), bem como os programas detalhados com todos os palestrantes e convidados participantes.


 
«The grammar is panning left and right, tracking in or out, booming up or down, intercutting shots, lighting, the use of a close-up as opposed to a medium shot -- those types of things -- and how you use all these elements to make an emotional and psychological point to an audience.
We have to teach our younger people how to use this very powerful tool. The world is now at the point where they are exposed to visual language sooner than the verbal, and I think there's a danger of visual language having more of an effect on kids than it used to. We have to try to deal with this and teach them to interpret the power of visual language.
You have to make room for film in curriculum. What you are doing is training the eye and the heart of the student to look at film in a different way by asking questions and pointing to different ideas, different concepts. You're training them to think about a story that is told in visual terms in a different way, and to take it seriously.
It is so important, I think, because so much in today's society is communicated visually and even subliminally. Young people have to know that this way of communicating is a very, very powerful tool. »  
Martin Scorsese
Cruickshank, Douglas - Martin Scorsese: Teaching Visual Literacy - A conversation on the importance of — and relationship between — films and education. In: EDUTOPIA, October 19, 2006. Disponível em: https://www.edutopia.org/martin-scorsese-teaching-visual-literacy (acedido em 10/07/2025)

 

 


 

Nota Bibliográfica