logo
«O Cinema está à tua espera» - Cinema em Sala de Cinema

ANO LETIVO 2023-2024

 

CINEMA EM SALA DE CINEMA

«O Cinema está à tua espera»

PROGRAMAÇÃO - CARTAZ PNC

 

O dispositivo “O Cinema está à tua espera” é dinamizado pelos parceiros do Plano Nacional de Cinema: a Direção-Geral da Educação, o Instituto do Cinema e do Audiovisual e a Cinemateca Portuguesa. A par da plataforma em streaming do PNC, «O Cinema está à tua espera» é um recurso reservado às escolas inscritas no PNC, visando promover o gosto pela frequência da sala de cinema, enquanto espaço genuíno e privilegiado de fruição cinematográfica. Além dos parceiros do PNC, este dispositivo é organizado em conjunto com outras entidades, com destaque para os Cinemas NOS, os Cinemas Castello Lopes e a RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

 

Organização das sessões de cinema

 

  • As sessões do PNC em sala de cinema irão decorrer entre 26 de outubro 2023 e finais de julho de 2024.
  • Estas sessões são gratuitas para escolas, mas, havendo lugar a despesas de deslocação, o PNC não suporta essas despesas.
  • As sessões de cinema devem ser agendadas, através do coordenador PNC, pelo menos, com um mês de antecedência, estando ao dispor para o efeito o endereço de email pnc@dge.mec.pt 
  • O PNC dispõe de uma vasta rede de exibidores parceiros. Para organizarem a sessão, as escolas devem consultar a Lista de Salas de Cinema que está disponível no site do PNC, em: https://pnc.gov.pt/espacos-de-exibicao
  • A equipa de professores deve articular previamente com a equipa nacional a planificação e agendamento da sessão, para que toda a informação seja devidamente transmitida aos diversos parceiros (ANIM - Cinemateca Portuguesa, Instituto do Cinema e do Audiovisual) e a disponibilidade da sala de exibição atempadamente confirmada.
  • O pedido de agendamento feito pela escola carece sempre de confirmação via email pela equipa do PNC.

 

Nota importante

As sessões de cinema «O Cinema está à tua espera» serão preferencialmente agendadas segundo os critérios seguintes:

  • Pedidos provenientes de diferentes agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas;
  • Pedidos provenientes de regiões geográficas/distritos diferenciados;
  • Número mínimo de participantes: 100 alunos;
  • Nas salas de Cinema NOS e Castello Lopes, as sessões escolares só podem ocorrer no período da manhã (10h-13h). Em relação às restantes salas, o agendamento (data/hora) tem de ser confirmado caso a caso.

 

Estes critérios têm por objetivo viabilizar a participação de comunidades educativas de diferentes espaços geográficos, garantir uma distribuição mais equilibrada e equitativa das sessões de cinema e fazer uma melhor gestão dos recursos mobilizados.

 

Agradecemos a V/ melhor atenção para a concretização desta tarefa, para que possamos fazer uma gestão eficaz do PNC, tornando-o cada vez mais num sucesso junto dos nossos alunos.  

 

 


 

 

Dados para o Pedido de Agendamento

 

Nome da Escola

Data

Dia da semana

Horário da sessão

Local da sessão

Título(s) do(s) Filme(s) por sessão

N.º de docentes acompanhantes

Níveis e número de alunos

Nome e contacto telemóvel do(a) responsável

 

 


 

 

CARTAZ DE CINEMA PNC -  «O Cinema está à tua espera»