Funções do Coordenador de equipa do PNC:
- Conhecer os três recursos pedagógicos principais do PNC: o site, a plataforma streaming e a Coleção de Dossiês Pedagógicos.
- Manter os dados da equipa atualizados, adicionando e eliminando o registo dos docentes na plataforma, sempre que seja necessário.
- Divulgar os recursos do PNC junto da equipa e demais docentes que possam vir a interessar-se pelas atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, a saber: a utilização da plataforma streaming de filmes do PNC, o recurso à Coleção de Dossiês Pedagógicos sobre obras cinematográficas, os Magazines e Boletins do PNC, bem como outras informações/iniciativas enviadas para o/a coordenador/a de equipa pela equipa nacional do projeto. O PNC deve chegar ao maior número de alunos possível.
- Estabelecer contactos/parcerias com cineclubes, auditório e/ou outras entidades locais, nomeadamente autarquias, tendo em vista a formação de públicos jovens para a área do cinema e a promoção do gosto pela fruição cinematográfica.
- Se possível, organizar sessões «O Cinema está à tua espera» (em sala de cinema), em articulação com a equipa nacional do PNC (cedência do espaço, equipamento, calendarização da exibição e filme (s) a exibir.
As sessões de cinema devem ser:
-Preparadas previamente com os alunos, se possível. Exemplo: visionar em sala de aula um excerto e/ou trailer do filme, como forma de motivação inicial para as temáticas/conteúdos a abordar.
-Apresentadas no local de exibição (coordenador do PNC na escola ou um convidado externo);
-Objeto de um balanço/debate/reflexão a realizar no final da sessão ou posteriormente.
Nota
A escola deverá assegurar de forma autónoma o transporte de alunos para as sessões de cinema e/ou outras atividades desenvolvidas no âmbito do PNC e que sejam realizadas fora da Escola.
A Escola pode ainda optar pela deslocação a uma iniciativa ou festival com programação local própria, podendo ou não articular a atividade com a equipa nacional do PNC.
-
Acompanhar globalmente as atividades cinematográficas programadas pela Escola no âmbito do PNC (exemplos: ciclos de filmes na Escola, realização de exposições de trabalhos dos alunos, conferências e/ou outras atividades, visionamento de filmes/excertos de filmes em aula/parte de aula, com apoio na Coleção de Dossiês Pedagógicos do PNC e/ou elaboração de guiões de exploração dos filmes elaborados a nível da escola).
-
Se possível, promover a articulação das atividades cinematográficas realizadas com outros projetos/iniciativas/planos/estratégias que estejam em curso na escola, garantindo o envolvimento de mais professores e alunos em atividades cinematográficas.
-
Recolher dados informativos com vista ao preenchimento do relatório online de final do ano letivo, a submeter por via digital para a equipa nacional do PNC.
A equipa do PNC
Ano Letivo 2024-25