capa
Semana do Centenário de José Saramago com o PNC
14 a 18 de novembro

A propósito da celebração do Centenário de José Saramago, no próximo dia 16 de novembro, o PNC promove a Semana do Centenário de José Saramago (14 a 18 de novembro), com um programa de atividades que inclui uma Sessão Online e o visionamento de um documentário na plataforma streaming

 

Programação

14 de novembro

– Sessão online (17:00 - 20:00) 
 

Vamos falar sobre cinema?

Trabalhar a partir da plataforma streaming do Plano Nacional de Cinema


Cinema e LiteraturaJosé e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes

      • Comunicação: Saramago e o Cinema
        Professor Doutor Sérgio Dias Branco – Universidade de Coimbra
      • Conversa com Miguel Gonçalves Mendes (realizador) e Pilar del Rio (jornalista, escritora, Presidente da Fundação José Saramago)
        Moderação: Sérgio Dias Branco

Link para a sessão: Entrar

 

16 de novembro

– Visionamento do documentário José e Pilar (2010),
de Miguel Gonçalves Mendes, em todas as escolas PNC.

 


 

Notas Biográficas

Sergio
Sérgio Dias Branco
---

É Professor Auxiliar de Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra, onde dirige o Mestrado em Estudos Artísticos e coordena o LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas. É investigador do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra e colabora com o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa e o Instituto de Filosofia da Nova. Foi Presidente da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento entre 2018 e 2020 e membro da sua Direção entre 2014 e 2020. Coedita a revista Conversations: The Journal of Cavellian Studies. Os seus últimos livros são Escrita em Movimento: Apontamentos Críticos sobre Filmes (2020) e O Trabalho das Imagens: Estudos sobre Cinema e Marxismo (2020).

Pilar
Pilar del Río
---

Nasceu em Sevilha, Espanha. Começou muito cedo a exercer atividades ligadas ao jornalismo, entendendo também a profissão como militância cívica. Trabalhou em rádio e televisão. Em 1986, conheceu José Saramago, com quem partilhou a vida, projetos e trabalho. É tradutora da obra de José Saramago para o castelhano. Em 2016, recebeu o Prêmio Luso-Espanhol de Arte e Cultura pela dedicação à defesa dos direitos humanos, à promoção da literatura portuguesa e ao intercâmbio da cultura portuguesa, espanhola e latino-americana. Preside à Fundação José Saramago.

Miguel
Miguel Gonçalves Mendes
---

Nasceu em 1978 em Portugal, na Covilhã, e é um dos grandes nomes da nova geração de cineastas portugueses.
Licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, trabalhou como ator e encenador até 2002, quando fundou a produtora de cinema JumpCut. 
Grande parte do seu trabalho documental resultou no retrato de vários ícones da cultura portuguesa. Além de Saramago, traçou o retrato de Eduardo Lourenço ("O Labirinto da Saudade"), Mário Cesariny ("Autografia") e Álvaro Siza Vieira ("O Labirinto da Saudade”).
Soma já a realização de  6 longas metragens, várias curtas metragens, videoclipes e filmes institucionais, a que se soma a produção de filmes de outros realizadores.
Com uma carreira de mais de vinte anos, mantém colaborações regulares com a produtoras El Deseo (Irmãos Almodóvar, Espanha) e 02 Filmes (produtora de Fernando Meirelles, Brasil). Foi convidado pela National Geographic Brasil para realizar um documentário sobre educação no país e quatro dos seus filmes integram o Plano Nacional de Cinema e o currículo escolar.
Em 2004, lançou o documentário Autografia sobre o poeta e pintor Mário Cesariny, com o qual venceu o prémio de melhor documentário no Doclisboa. O seu filme Floripes, lançado em 2007, foi a sua primeira produção híbrida (documentário-ficção), formato que o realizador passaria a explorar.
Em 2011, estreou o seu projeto José e Pilar, em coprodução com a O2 Filmes (de Fernando Meirelles) e a El Deseo (dos irmãos Almodóvar). Aclamado internacionalmente pela crítica e pelo público, o filme colecionou prémios em diversos festivais e foi selecionado para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro ao Óscar de 2012.
Entre os seus trabalhos  está a série Nada Tenho de Meu - diário de viagem ao extremo oriente, exibida pelo Canal Brasil em 2013 e pela RTP em 2014, e a direção de um episódio da série A Verdade de Cada Um, produzida pela O2 Filmes para o canal FOX/Net Geo.
Em 2017, realizou para a RTP o irónico mini doc Fátima LDA, no âmbito do centenário das aparições. No ano seguinte, adaptou para o cinema O Labirinto da Saudade, livro de Eduardo Lourenço, protagonizado pelo próprio e vencedor do prémio Sophia para melhor documentário atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema.
Paralelamente, ao longo de cerca de uma década abraçou o projeto do documentário O Sentido da Vida, produzido por Fernando Meirelles com estreia prevista para 2023. 
Atualmente prepara duas novas longas-metragens de ficção: a adaptação ao cinema de "O evangelho segundo Jesus Cristo" de José Saramago e  o filme “Exílio” uma ficção histórica sobre a Marquesa de Alorna - interpretada por Dalila Carmo - com argumento original de Rui Cardoso Martins - produzido por Maria João Mayer.