Coleção de dossiês pedagógicos PNC.
Linha Vermelha, de José Filipe Costa, da autoria de Paulo Cunha.
O filme Linha Vermelha (disponível na plataforma de filmes do PNC) estreou nas vésperas da celebração do 25 de abril de 2012, aproveitando o simbolismo da data. É também com grande satisfação que o PNC publica este novo dossiê pedagógico, Linha Vermelha (2012), com autoria de Paulo Cunha, a poucos dias do 25 de abril.
«Linha Vermelha é também uma ousada reflexão sobre o cinema militante e, de forma mais geral, sobre o papel político do cineasta militante.» (Schweitzer, 2011. In: Linha Vermelha, DP, p. 5)
«Sinopse - Linha Vermelha recua a 1975, quando o alemão Thomas Harlan filmou o documentário Torre Bela, sobre a ocupação de uma grande herdade no Ribatejo, propriedade dos duques de Lafões.
Torre Bela transformou-se num ícone do período revolucionário português, tendo retratado cenas como a discussão acalorada sobre a quem pertence uma enxada da cooperativa, a ocupação do palácio, o encontro dos ocupantes com os militares em Lisboa e o processo de formação de uma nova comunidade. Trinta e seis anos depois, José Filipe Costa revisita esse filme emblemático, reencontrando os seus protagonistas e a sua equipa.
Qual foi o impacto da presença da câmara sobre os acontecimentos? Que influência teve o filme sobre a memória dessa experiência? Linha Vermelha mostra como Torre Bela continua hoje a marcar a história de um período conturbado do país.»
In: Dossiê Pedagógico, p. 4.