capa
Efeméride Janeiro 2025 | Ciclo «Cinema e Escola»

A representação da escola no cinema tem sido constante e remonta às primeiras décadas da História do Cinema. No mês em que se comemoram o Dia Internacional da Educação (24 de janeiro) e o Dia Escolar da Não Violência e da Paz (30 de janeiro), o Plano Nacional de Cinema propõe às escolas um conjunto de filmes que têm precisamente a escola como palco principal. São eles: 

 

capa

 

  • Gesto, 2011, de António Borges Correia - Este filme foi Prémio na categoria “Media” da II Gala da Inclusão (2011), Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria - IPL). Em Gesto, a inclusão das comunidades surdas em contexto educativo é o tema principal. 
  • Recreio, 2021, de Laura Wandel - Esta longa-metragem da realizadora Laura Wandel retrata o drama do bullying através dos olhos de Nora, uma menina que vê o irmão ser vítima de intimidação na escola. 
  • A Sala dos Professores, 2023, de Ilker Çatak – Neste trabalho, a escola é também o palco principal da narrativa. Carla Nowak, professora de Educação Física e Matemática, inicia o seu primeiro emprego numa escola secundária. Destaca-se dos outros docentes graças ao seu idealismo. Quando se verificam uma série de roubos na escola e se suspeita de um dos seus alunos, ela decide investigar o caso. Carla tenta mediar entre pais indignados, colegas obstinados e alunos agressivos, mas vê-se implacavelmente confrontada com as estruturas do sistema escolar. Quanto mais desesperadamente tenta agir de forma correta, mais a jovem professora se aproxima do seu limite.
  • Um Iaque na Sala de Aula, 2022, de Pawo Choyning Dorjie.

 

A história narrada no filme tem lugar numa escola no distante Reino do Butão. O professor Ugyen Dorji, de 20 e poucos anos, sonha em ir viver para a Austrália e ser um cantor famoso. Contra a sua vontade, o governo do seu país envia-o para uma aldeia remota situada no extremo leste dos Himalaias, Lunana, para exercer a sua profissão. Vivendo uma vida perfeitamente ocidentalizada na capital do país, em Thimbu, o jovem professor vai passar por uma experiência de choque cultural, ambiental e espiritual, que o obriga a mudar radicalmente todas as suas rotinas…

 

Todos os filmes estão classificados para M/ de 12 anos.