mascaras
Disponível na plataforma do PNC - Máscaras, de Noémia Delgado
18 de fevereiro

"Entre o propósito da cientificidade, traduzido pela presença de dois antropólogos como consultores, e a aposta na recriação, Máscaras aponta para os pressupostos de um cinema não inocente, que transforma positivamente o que filma."

Joana Ascensão, Cinemateca ("folhas" da Cinemateca)

 

A partir da próxima sexta-feira, dia 18 de fevereiro, é com grande orgulho que o PNC inclui o filme Máscaras, de Noémia Delgado (nova cópia digital produzida pelo ANIM - Cinemateca Portuguesa), nos títulos que disponibiliza em streaming para as escolas.

 

Sinopse - A preparação e desenvolvimento de festas em terras do Nordeste transmontano, numa celebração do Ciclo de Inverno - do Natal à Quarta-Feira de Cinzas, com a representação das festividades integradas nas Festas dos Rapazes, de Santo Estevão, do Natal, do Ano Novo, dos Reis e, em casos especiais, do Carnaval. Através dos mascarados e dos seus rituais associados ao solstício e à iniciação à idade adulta ligam-se múltiplos elementos culturais relacionados com os ciclos do nascimento/vida/morte.

 

Noémia Delgado rodou MÁSCARAS entre o Natal de 1974 e a Quarta-Feira de Cinzas de 1975 em Varge, Grijó da Parada, Bemposta, Pondence, Rio de Onor e Bragança. Noémia Delgado desempenhou um papel fundamental na recuperação e revitalização dessas mesmas tradições das “terras de feição ainda arcaizante do Nordeste Trasmontano”, como introduz a voz de Alexandre O’Neill.

 

Brevemente vai estar disponível no site do PNC o respetivo dossiê pedagógico, da autoria da Professora Doutora Manuela Penafria (Universidade da Beira Interior – UBI)