capa
Dia Internacional das Pessoas Ciganas - 8 abril

Dia Internacional das Pessoas Ciganas celebra-se anualmente a 8 de abril.

Esta data foi criada no Primeiro Congresso Mundial Romani, realizado em Londres em 8 de abril de 1971, com o objetivo de promover a inclusão dos membros da comunidade cigana na sociedade, dando a conhecer a sua cultura e história. O PNC associa-se a esta comemoração, propondo às escolas o visionamento de duas curtas-metragens da realizadora Leonor Teles, que se encontram disponíveis na plataforma de streaming do PNC.

 

“Pinta a erva da cor que quiseres. Ela será sempre erva.” (Provérbio rhoma, Rhoma Acans)

“Isto aconteceu antes de haver pessoas e de elas dominarem o mundo. Nesse tempo só́ as árvores eram imóveis. Todas as outras coisas vivas se moviam livremente.” (Conto tradicional cigano, Balada de um Batráquio)

 

fotoRhoma Acans é um filme produzido durante a licenciatura de Leonor Teles na Escola Superior de Teatro e Cinema. A curta-metragem surgiu da vontade da realizadora abordar a sua relação com a família paterna, com origem na comunidade cigana. Na segunda curta-metragem, Balada de um Batráquio, Leonor Teles regressou ao mesmo tema e apontou especificamente o foco para um costume português que discrimina este grupo: a colocação de sapos de loiça à entrada de casas particulares ou estabelecimentos comerciais como forma de dissuadir a entrada de pessoas ciganas.

 

Dossiê pedagógico sobre os dois filmes, da autoria de Ana Cabral Martins, disponível no site do PNC, em: https://pnc.gov.pt/13-duas-curtas-metragens