capa
Cinema em abril Cerromaior, de Luís Filipe Rocha

Cerromaior (1980) é uma longa-metragem de ficção realizada por Luís Filipe Rocha, resultando da adaptação cinematográfica do primeiro romance de Manuel da Fonseca, Cerromaior, de 1943. Simbolicamente, estreia em Lisboa, no cinema Quarteto, a 24 de abril de 1981.

Pensar sobre a forma como o cinema interpela a História é o desafio do PNC para o mês de abril.

E este é um filme absolutamente extraordinário, com adaptação e realização de Luís Filipe Rocha, produzido por Henrique Espírito Santo, assistidos por Francisco Silva e Vergílio Ferreira, uma direção de fotografia impressionante, de João Abel Aboim, assistência de imagem de Octávio Espírito Santo, iluminação de Jorge Caldas, decoração e adereços de António Casimiro e João Luís, vestuário de Anahory, direção de som de Carlos Alberto Lopes, música original de Constança Capdeville, montagem de Luís Filipe Rocha e José Nascimento. Com o formato de 35mm,  todo o filme é uma enorme lição sobre iluminação e fotografia.

 

Sinopse - «Após frustrada tentativa de evasão, o jovem Adriano é reconduzido ao abúlico seio de família, dominante numa povoação alentejana onde a exploração tradicional dos trabalhadores agrícolas é, desde 1973 (em que escassos ecos de liberdade chegam), pela rádio, da guerra civil espanhola), representada pelo arrogante e prepotente primo Carlos, símbolo e esteio do salazarismo que se consolida. O percurso de Adriano afirmar-se-á entre sombras e fantasmas, conformismo e preconceito, demência e suicídio, raiva e confrontação» Citação de Cais do Olhar de José de Matos-Cruz, ed. Cinemateca Portuguesa, 1999, pp. 190 e 191.»

 

Disponível para escolas na plataforma streaming do PNC.