cartaz
Celebração da Língua Portuguesa | 4, 5, 6 maio 2022

Programação cinematográfica para Escolas (Portugal Continental e Regiões Autónomas) e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) 

 

Para a comemoração do Dia da Língua Portuguesa, o Plano Nacional de Cinema propõe às comunidades educativas um cartaz de cinema em língua portuguesa marcado pela diversidade. Os principais tópicos desta programação salientam modos de falar português em regiões geográficas distintas, incluindo alguns exemplos do universo dos Contos Tradicionais portugueses.  

Privilegiamos a diversidade dos falantes de língua portuguesa, dos países da CPLP à realidade de outras nacionalidades que usam o português, como, por exemplo o Brasil ou Cabo Verde e, em simultâneo, homenageamos o Prémio Nobel da literatura portuguesa.  

Por último, através dum filme marcado pelo recurso à linguagem oral e gestual em português, o património da língua portuguesa torna-se também num instrumento de inclusão e aceitação da diferença.  

Esta proposta destina-se a todas as escolas inscritas no Plano Nacional de Cinema que, de forma autónoma, têm a possibilidade de escolher, tanto as obras cinematográficas como o momento dos visionamentos, podendo optar pelos dias reservados para as comemorações ou por outras datas.  

 

Quatro dos filmes inseridos nesta programação têm associado um dossiê pedagógico (Com Quase Nada, Carlos Barroco e Margarida Cardoso; Central do Brasil, Walter Salles; Gesto, António Borges Correia; Lisboetas, Sérgio Tréfaut), de acesso livre no site do PNC, em: https://pnc.gov.pt/dossies-pedagogicos.  

Todos os filmes estão na plataforma streaming do PNC, com exceção de um, mas o link de acesso ao mesmo está indicado no cartaz. 

As sinopses dos filmes estão disponíveis no site do PNC, em: https://pnc.gov.pt/filmes.  

Caso a escola ainda não esteja inscrita no PNC, pode fazê-lo em qualquer altura, através do contacto seguinte: pnc@dge.mec.pt.  


 

Cartaz de Cinema

PLATAFORMA STREAMING DO PNC

 

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo

O Caldo de Pedra, de Artur Correia e Os Dez Anõezinhos da Tia Verde-Água, Ricardo Neto (Contos Tradicionais portugueses).

Com Quase Nada, Carlos Barroco e Margarida Cardoso (português falado em Cabo Verde) – Dossiê pedagógico associado.

 

2.º e 3.º Ciclos

Pronto, Era Assim, Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues (onde se podem ouvir falantes no mercado do Bolhão, no Porto) - disponível em acesso livre na RTP Play, em: https://www.rtp.pt/play/p10101/pronto-era-assim.

Água Mole, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves - (onde se podem ouvir falantes de aldeias do Centro e Norte de Portugal).

Central do Brasil, Walter Salles (português do Brasil) – Dossiê pedagógico associado.

 

Ensino Secundário

Máscaras, Noémia Delgado (onde se podem ouvir falantes de Trás-os-Montes).

José e Pilar, Miguel Gonçalves Mendes (homenagem a José Saramago – Prémio Nobel da Literatura Portuguesa).

Gesto, António Borges Correia (língua gestual portuguesa) – Dossiê pedagógico associado.

Lisboetas, Sérgio Tréfaut (imigrantes de diferentes nacionalidades que usam o português) – Dossiê pedagógico associado.

Batida de Lisboa, Vasco Viana e Rita Maia (onde se podem ouvir falantes de português de diferentes contextos culturais, com relação com o português falado nos países da CPLP).

Djon África, João Miller Guerra e Filipa Reis (português falado em Cabo Verde).