Esta ação irá ter lugar a propósito da celebração do dia 27 de Janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data estabelecida pela ONU para recordar os milhões de seres humanos assassinados pelo regime nazista, assinalando a libertação do campo de Auschwitz-Birkenau em 1945.
Objetivos:
-
Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas épocas/conjunturas, processos históricos/culturais e para evitar o esquecimento sobre períodos, factos e personagens marcantes da História da Cultura, a partir do contributo dos três filmes: O Grande Ditador (1940), de Charles Chaplin, A Vida é Bela (1997), de Roberto Benigni e Jojo Rabbit (2020), de Taika Waititi.
-
Refletir sobre o poder da linguagem universal do cinema para abordar um conjunto de questões transversais: direitos humanos, preconceitos, discriminação, racismo, sentimentos e traumas.
-
Sensibilizar os professores para a reflexão sobre o Holocausto através do recurso ao cinema, numa perspetiva de articulação entre diferentes áreas disciplinares do currículo.
-
Elencar diferentes elementos estéticos ficcionais sobre a história do Holocausto, com destaque para a abordagem do género comédia, para serem trabalhados em contextos pedagógicos diferenciados, valorizando a multidimensionalidade de argumentos, personagens e situações.
-
Estimular um discurso pedagógico propiciador de uma educação inclusiva junto das crianças e dos jovens, privilegiando a reflexão sobre a intolerância e a dignidade humana.
-
Aproximar as comunidades educativas do cinema e do audiovisual, promovendo o contacto com cineastas e académicos especialistas na área.
Conteúdos
- Três obras fílmicas: O Grande Ditador (1940), de Charles Chaplin, A Vida é Bela (1997), de Roberto Benigni e Jojo Rabbit (2020), de Taika Waititi
Comunicação: Eduardo Katz (Doutorando | Investigador| Universidade do Porto)
Convidados
Esther Mucznik (Presidente da Memoshoá - Associação Memória e Ensino do Holocausto)
Inês Sousa (Coordenadora executiva da Plataforma de Direitos Humanos)
Hugo Vaz (Curador do Museu do Holocausto do Porto) ( em confirmação)
Elsa Mendes (Coordenadora Nacional do Plano Nacional de Cinema).
Eduardo Katz (Doutorando | Investigador| Universidade do Porto) - Moderador
Parceiros:
Esta ação é realizada em colaboração com o CITEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A ação decorrerá no dia 27 de janeiro de 2026 entre as 18h e as 21h.
INSCRIÇÕES A DECORRER até 26 de janeiro de 2026 no site do Centro de Formação Calvet Magalhães: https://calvetmagalhaes.net/formacao/
