No âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC), a Escola Básica de Cedões, Professor Napoleão Sousa Marques e Secundária da Trofa celebraram o Dia Mundial do Cinema no dia 5 de novembro, com uma programação de qualidade, onde cada atividade foi um plano cuidadosamente enquadrado para homenagear a 7.ª Arte como forma de expressão, comunicação e emoção. Ao longo desta jornada cinematográfica, alunos e professores tornaram-se protagonistas de momentos de descoberta e reflexão. Entre visionamentos, exposições, debates e criações artísticas, revisitaram a magia do grande ecrã, reconhecendo o papel do cinema na formação cultural e estética de cada um de nós. Com um elenco diversificado, do pré-escolar ao ensino secundário, passando pelos adultos em formação EFA e de Português Língua de Acolhimento (PLA), foram abrangidos 462 alunos numa sessão contínua de histórias que marcaram o imaginário coletivo. Participaram alunos do Pré-Escolar, 1.º Ciclo; 2.º ciclo e Ensino Profissional; EFA e PLA. Estiveram envolvidos Professores, a equipa do PNC e a Coordenadora EB2PNSM.
Foram exibidos A Abelha Maia: O Filme, de Alexs Stadermann; Eduardo Mãos de Tesoura, de Tim Burton; Cinema Paraíso, de Giuseppe Tornatore e The Visitor, de Tom McCarthy, ou seja, um conjunto de filmes que trouxeram histórias intemporais. Cada obra, com a sua estética singular e narrativa envolvente, inspirou reflexões sobre o olhar o outro. Quatro filmes distintos em estilo e público, compartilham mensagens profundas sobre empatia e o poder transformador das relações humanas evocando por si também o poder transformador do cinema, como se cada fotograma fosse um convite à empatia e à reinvenção.
No dizer da Dra. Rosário Cruz, que citamos, «... no final das exibições, os espaços escolares ganharam nova vida: corredores transformados em cenários, murais que evocavam cartazes de filmes, e um desafio interativo — “Luzes, Câmara… Quiz!” que convocou todos a entrar em cena. E como em qualquer boa sessão, não faltou o aroma inconfundível do snack favorito dos cinéfilos: pipocas, claro!
Este trabalho de produção de um evento escolar contou com uma equipa dedicada, alunos, professores e funcionários, que, em perfeita sintonia, deram corpo e alma a uma celebração onde todos foram protagonistas. Um agradecimento especial a quem, nos bastidores ou sob os holofotes, tornou possível este espetáculo de emoções. A todos os que aplaudiram, elogiaram e partilharam este trabalho, o nosso muito obrigada. O reconhecimento de que ações como esta fazem parte do guião educativo e do crescimento coletivo reforça o papel do Agrupamento como palco privilegiado da ação do Plano Nacional de Cinema.»
A equipa nacional do PNC agradece a colaboração de todos, em especial da Dra. Rosário Cruz! (coordenadora da equipa do PNC na escola)
