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EP São Tomé e Príncipe - projetos inovadores de cinema e educação

A Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe, sob a coordenação do professor Pedro Campos, desenvolveu duas iniciativas notáveis que demonstram a integração criativa do cinema na educação, envolvendo alunos e docentes em projetos interdisciplinares de grande valor pedagógico.

 

A primeira iniciativa, denominada "Cinema no Jornal Escolar 20LER", foi desenvolvida pelo Departamento Curricular do 1.º Ciclo e consistiu na produção de um "caderno" temático sobre cinema, repleto de notícias, pesquisas, entrevistas, reportagens e relatos relacionados com o trabalho realizado durante o 3.º período letivo. Este projeto, coordenado pela professora Hayla Trovoada e com a participação dos docentes Amália Chamorro, Joana Nunes, Vitor Correia e Pedro Campos, foi concretizado no dia 8 de julho de 2025 em diversos locais da escola. A publicação evidencia o empenho dos alunos na exploração da linguagem cinematográfica e encontra-se disponível online  (https://www.yumpu.com/pt/document/read/70641363/20ler-3-03-07-2025-24), podendo também ser consultada no site da escola (https://www.escolaportuguesastp.com/20ler).

 

 

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A segunda iniciativa, o projeto "ECOS dE CAMÕES", representa uma abordagem interdisciplinar inovadora desenvolvida pelos 52 alunos das turmas A e B do 4.º ano de escolaridade, que culminou na criação de um vídeo inspirado nos célebres versos camonianos "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Este projeto, realizado no dia 15 de maio de 2025 nas salas de aula e recreio da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe, assinala os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões através de uma perspetiva criativa e educativa. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos exploraram múltiplas dimensões: o universo poético de Camões, a expansão marítima portuguesa, a reinvenção da icónica pala do poeta com elementos visuais inspirados em motivos africanos, e a música de intervenção, com destaque para José Mário Branco. A dramatização deu vida às palavras, criando uma experiência educativa rica e envolvente. O trabalho de produção incluiu a elaboração de um guião técnico, com professores e alunos a determinarem colaborativamente o que e como filmar, bem como as tarefas específicas para cada um dos 52 alunos e quatro professores envolvidos: Ana Amália Chamorro, Joana Nunes, Pedro Campos e Vitor Correia. Embora inicialmente destinado ao concurso "CAMÕES|OUTROS500", o vídeo não participou devido à sua duração excessiva e questões relacionadas com direitos de autor da banda sonora utilizada. O resultado final está disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=blnn-6XgRX4) e a documentação do projeto pode ser consultada no site da escola (https://www.escolaportuguesastp.com/_files/ugd/cf1fe3_1921f53768e045f393cb4e1895e9e58c.pdf).