capa
Diálogos com Cinema | AE Emídio Navarro - Almada

Cinema – Ver com Olhos de Ler 

O desenvolvimento de competências críticas e criativas a partir do cinema 

 

 

Na semana do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, de 22 a 26 de abril, desenvolveram-se várias atividades relacionadas com o cinema na sua articulação com as aprendizagens e o enriquecimento curricular, o desenvolvimento das competências do Perfil do Aluno e a abordagem dos temas de Cidadania e Desenvolvimento. Assim, o Departamento de Línguas mostrou cinema, fizeram-no as disciplinas de Inglês, Francês e Alemão. Houve também uma atividade relacionada com o cinema documental sobre o 25 de Abril chamado CINE d’Abril que decorreu durante dois dias, no auditório 1 da escola sede, a partir do empenho do professor Bibliotecário. 

A outra atividade, que teve a presença de três convidadas muito especiais, foi a atividade designada como CCC, Cinema, Conversas e Café, ou Café, Cinema e Conversas, ou Conversas, Cinema e Café. As convidadas foram a Dra. Elsa Mendes, do Plano Nacional de Cinema (PNC), a Dra. Anna Ormeche, da UNESCO, e a Dra. Joana Costa, da ONG Inspiring Girls. A atividade desenvolvida esteve a cargo dos alunos do 12.º ano das turmas CT3, LH e CSE.  

Os alunos apresentaram uma intervenção académica em torno do cinema e de dois filmes, Capitães de Abril de Inês de Medeiros e Hidden Figures, de Theodore Melfi. Naturalmente, celebrando Abril e a revolução democrática, mas também a igualdade de género e o papel da mulher na ciência. A atividade foi interdisciplinar, ainda que focada na disciplina de Psicologia B e Biologia que têm desenvolvido, em articulação e ao longo do ano, as atividades de Cidadania e Desenvolvimento sempre em torno do projeto Diálogos com o Cinema

 

foto

 

Os alunos prepararam o espaço do Ginásio Silva Marques com mesas decoradas com toalhas feitas de poemas e fotografias de Abril, uma cesta de cravos, bolos, café e cinema. A sessão começou com uma intervenção de duas alunas com algumas provocações encenadas, resultantes da leitura do livro de Orwell, 1984. A intervenção tinha o nome de antes de 1974 e sem 1984. Ouviu-se, depois, a primeira senha de Abril na voz de Paulo de Carvalho e passou-se para a apresentação de sete segmentos do filme de Inês de Medeiros, analisadas criticamente pelos alunos, incluindo a leitura dos frames, mas enriquecida com a gramática do cinema. A ligação entre esta parte e a penúltima foi realizada por meio da recente canção que A Garota Não produziu para a intérprete Ana Bacalhau, Por Nos Darem Tanto. Foi o mote para a passagem para a apresentação de 7 segmentos em torno do filme sobre as 3 mulheres que mudaram a NASA e conquistaram direitos inalienáveis para as mulheres e para as mulheres afrodescendentes.  

Para surpresa dos alunos e, com a colaboração das convidadas de honra, foram entregues os prémios que tinham o nome de realizadores constantes do PNC: prémio António Pedro Vasconcelos, Fritz Lang, Regina Pessoa, Maria de Medeiros, Orson Welles e Abbas Kiarostami, para os que foram a face e o rosto do projeto CCC, para os que sustentaram o projeto de um ponto de vista técnico, para os que acrescentaram à imagem e movimento uma interpretação profunda do cinema, para os que mostraram sensibilidade e bom gosto, para os que fizeram a divulgação da atividade  e para os que, como a criança do filme Onde Fica Casa do Meu Amigo, souberam apoiar e tornar possível o impossível, respetivamente.  

A sessão terminou com a apresentação de uma canção tocada ao vivo pelo aluno Delfim Martins, do 12.º CT2. 

Cremos ter honrado o cinema, o conhecimento e a liberdade de pensar. Os alunos guardaram, com emoção e gratidão, todas as palavras de incentivo que receberam das convidadas especiais que lhes deram o reconhecimento que tanto trabalho envolveu. Mas quem se sentiu também muito honrado foram os alunos do 12.º CT3 do letivo anterior, pois foram eles que deram origem ao projeto Diálogos conversas em torno do cinema. Estiveram presentes e vieram apoiar os seus colegas, numa troca verdadeira entre os antigos e os novos alunos e que só o cinema gera em torno dos que aprendem a vê-lo e a comentá-lo criticamente, com olhos de ler.  

 

Isabel Santiago 

(Professora de Filosofia – Escola Secundária Emídio Navarro) 

 

foto

 

O PNC agradece a toda a comunidade educativa do AE Emídio Navarro o trabalho que tem sido desenvolvido em prol do cinema e da educação cinematográfica. Bem hajam!