cartaz
3, 2, 1.. Ação nas escolas!

Não podíamos fechar este número de final de ano sem fazer referência a algumas outras atividades cinematográficas que tiveram lugar nas comunidades educativas. Muitas foram as escolas que entraram recentemente no PNC. Destacamos o exemplo da EBS de Santa Cruz (Região Autónoma da Madeira), que desenvolveu um trabalho intenso de promoção do gosto pelo cinema ao longo de todo o ano letivo, em estreita articulação com a Biblioteca Escolar, organizando diversas sessões de cinema comentadas, meticulosamente acompanhadas de sinopses e guiões informativos sobre as obras cinematográficas. Agradecemos toda a colaboração e entusiasmo a Liseta Neto, coordenadora da equipa no presente ano letivo.

 

Sublinhamos também a participação crescente de muitos alunos de Cursos Profissionais no PNC, alguns pela primeira vez, como a Escola de Hotelaria e Turismo (Viana do Castelo). Muitas destas escolas tiveram oportunidade de apresentar os seus projetos no âmbito do PNC em encontros online organizados pelas equipas regionais de Autonomia e Flexibilidade Curricular e pela ANQEP, onde participaram as coordenadoras de equipas do AE Alberto Iria (Olhão), Luísa Lopes; AE Alcaides de Faria (Barcelos), Isabel Araújo; EP Vértice (Paços de Ferreira), Rosa Ferreira; EP Gustave Eiffel (Lumiar), Selma Rocha; e AE Albufeira Poente, Fernanda Lamy. Agradecemos toda a colaboração e deixamos uma ligação para conhecerem melhor o projeto do PNC do AE de Albufeira Poente, coordenado por Fernanda Lamy. 

https://padlet.com/fernandajeronimo/a-integra-o-do-pnc-nos-cursos-profissionais-apresenta-o-alpo-8864a07wmefqzdp2  

 

Algumas escolas tiveram também a oportunidade de representar o PNC em eventos presenciais. No âmbito dos Encontros de Viana, organizados pela AO NORTE, no dia 10 de maio, o PNC esteve presente no Encontro Cinema e Educação, e, em resultado do muito trabalho desenvolvido nas escolas, tivemos oportunidade de ouvir duas comunicações sobre os projetos cinematográficos em curso no AE Francisco Simões (Almada), coordenado por Américo Jones, e no AE de Celorico de Basto, coordenado e apresentado por Sandra Fontarra, e Alexandra Barros, elemento da equipa. Se no AE Francisco Simões o plano de atividades dos alunos é diversificado e interveniente na comunidade almadense, no AE de Celorico de Basto todos os alunos estão envolvidos nas atividades de fruição cinematográfica e alguns dos alunos mais jovens desenvolvem experiências de criação com imagem em movimento! 

 

Pela importância de expor os jovens ao contacto com convidados do setor do cinema e do audiovisual, essa tem sido uma prática constante das escolas, de que podemos dar alguns exemplos que ocorreram no presente ano letivo: a masterclass sobre cinema, com o realizador Manuel Pureza, no Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), para os alunos do AE de Alvalade e da ES Camões; a entrevista do aluno Tiago Almeida ao realizador Tiago Guedes, no AE de Estarreja, de que publicamos na íntegra o testemunho do aluno (link); a conversa com o realizador Rúben Sevivas no AE Dr. António Granjo (Chaves); a presença de Cláudia Rita Oliveira na EBS Quinta das Flores (Coimbra); a de João Estrada no AE Dr. Solano de Abreu (Abrantes), no AE Templários e na ES Cacilhas-Tejo; a de Luís Campos na ESA (Amarante), no AE Dr. Manuel Gomes de Almeida (Espinho) e no AE Templários; a de Vicente Alves do Ó no AE Dr. João da Silva Correia (São João da Madeira). Agradecemos a colaboração de todas as equipas e empenhadíssimas/os coordenadoras/es! 

 

O cinema a comemorar os 50 Anos do 25 de Abril esteve sempre em destaque a partir da programação PNC para as escolas. Realizaram-se cerca de 1600 sessões de cinema com esta temática, do Norte ao Sul do país, até... à EBS Mouzinho da Silveira (Ilha do Corvo), com a projeção do filme As Armas e o Povo, em estreia absoluta, numa parceria entre o Município da Ilha do Corvo, a escola e o PNC. Um agradecimento especial à Dra. Vânia Chagas (Município do Corvo) e à Dra. Tânia Coelho (Diretora da Escola e coordenadora da equipa do PNC). 

 

A articulação das escolas com projetos cinematográficos de grande qualidade promovidos por Festivais de Cinema é mais uma das vertentes que promovemos. Destacamos o exemplo do projeto Ver, «ler» e fazer Cinema, do AE Dr. João da Silva Correia (São João da Madeira), implementado no âmbito do FRAME, do CINANIMA, em curso em várias escolas do distrito de Aveiro. Aqui deixamos um link para uma divulgação mais completa das atividades do agrupamento: https://padlet.com/amgcmartins/ver-ler-e-fazer-cinema-ano-letivo-2023-2024-dvgytdi7pg7hs19m  

 

Outras escolas apostaram no desenvolvimento de projetos cinematográficos interligando de forma particular as artes, como foi o caso dos Projetos O Inferno são eles ou somos nós e Cinema de Canções de Abril, na ES José Falcão (Coimbra), culminando este último na realização de três curtas-metragens, por alunos do Curso Profissional de Multimédia, com supervisão e tutoria do professor Artur Costa. Agradecemos a divulgação de Cristina Janicas (coordenadora da equipa PNC na escola) e deixamos os links para os filmes:(https://www.facebook.com/1187619822/videos/pcb.2675728529254284/479509361256423 ;  https://www.facebook.com/1187619822/videos/pcb.2675728529254284/825960642320498;  https://www.facebook.com/1187619822/videos/pcb.2675728529254284/440302505447553)

 

Por último, mas não de menos importância, várias escolas puseram à prova os gostos cinematográficos dos jovens através do desafio «O meu Filme Favorito». Agradecemos em particular o empenho dos alunos do AE de Padrão de Légua (Matosinhos), do AE de Sernancelhe (Viseu), da Escola Portuguesa de Macau e do AE de Alvalade (Lisboa), bem como toda a colaboração dos professores que acompanharam os trabalhos, que estão disponíveis no Canal Youtube do PNC, em:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLFvVotAAh8jB53MKM1cgDPky1z3p_tqC2&si=4s3AHqqHJd3wFc2o