capa
6 de maio - Tiago Guedes no AE de Estarreja

No passado dia 6 de junho de 2024 teve lugar no Auditório da ES de Estarreja uma sessão invulgar, com a presença do realizador Tiago Guedes e uma entrevista ao realizador que foi conduzida pelo aluno Tiago Almeida, por altura da exibição do trailer do seu filme «Gatos com oito vidas».

Agradecemos e partilhamos na íntegra o texto da autoria de Tiago Almeida.

foto

“A mim, o que me comove mais, é a bondade.” - Tiago Guedes, 2024.

 

Há três semanas (dia 6) conversei com o grande Tiago Guedes no anfiteatro da Escola Secundária de Estarreja, onde estudo, sobre cinema, e a vida no geral. Como disse na introdução, citando o mestre Fellini: “O cinema é a arte divina de representar a vida”. Ver a grande sala ainda mais cheia (lotada, desta vez) - note-se que até pessoal sentado nas escadas havia -, quase um ano depois do primeiro evento, do mesmo estilo, que organizei, é muito bom. É sinal de que o cinema português vive e chega às pessoas. Funciona, - de facto - como acordei com o Tiago no decorrer da sessão, como um encontro. O próprio dia, na sua totalidade, foi a encarnação disso. Esta é uma das coisas que mais me fascina no cinema: o poder de reunir pessoas. Neste dia voltei a ver e a viver o encontro de pessoas que, noutro contexto, dificilmente estariam juntas. 

Na mesma sessão, organizada por mim no âmbito do Plano Nacional de Cinema (com o infindável apoio dos professores Paulo Freire e Rosa Mendonça, claro), foi exibido o primeiro trailer do meu novo filme “Gatos Com Oito Vidas”. Falei sobre a minha odisseia com o Tiago, que defendeu o meu perfeccionismo ao lado dos professores que estiveram no almoço e fazem parte da equipa do filme. O meu obrigado a todos os que partilharam tão digno banquete, em especial aos meus dois assistentes de realização, a eterna Beatriz Gomes e o Pedro Araújo. Foram os meus convidados para o almoço, que outros poderiam ter ido?

Não tirei fotografias, o que provavelmente torna o dia ainda mais único. Quem as tirou possibilitou que esta publicação existisse, e a esses também agradeço: à Luísa, à Bárbara Marques, ao meu tio Quim e à prof. Ana Margarida Santos - veio a correr para fazer parte do almoço, embora não tenha estado na palestra. O resto, como dizem, é história. 

Obrigado, ainda, à Letícia Rodrigues e ao Rafael Nora, parte do meu “Gatos”, pela representatividade na conversa com o Tiago; ao Pedro Marques e ao Diogo, por terem cuidado da parte técnica do evento. Permitiram que pudesse tirar maior proveito da conversa. 

Muito obrigado, querido Tiago! Foi bonita a festa, pá!  

Texto de Tiago Almeida, aluno do 12.º Ano no AE de Estarreja

 

foto

 

 

O PNC agradece a Tiago Almeida, aos professores Paulo Freire e Rosa Mendonça e a todos os participantes.