CINEMA na 7.ª Semana Cultural
Ano Letivo 2022-23 - No âmbito da 7.ª Semana Cultural do AE Templários (AET), que decorreu no princípio do passado mês de junho, a equipa do PNC a nível de escola, coordenada pela Dra. Margarida Rente, desenvolveu um conjunto de atividades extraordinárias, realizadas em articulação com a Câmara Municipal de Tomar, o Plano Extraordinário - Cineclube de Tomar, a Kinostrum - Associação Cultural Fílmica, o Avanca Gigantes, a Tripé e o European Young Audience Film Award, entre outros parceiros, contando sempre com o incansável apoio da Direção do Agrupamento de Escolas, através do Sr. Diretor Paulo Macedo.
Há diversos pontos altos neste programa: a programação cinematográfica, a experiência de práticas artísticas de cinema proporcionadas aos alunos e a entrada do AET nos círculos e programação do European Young Audience Film Award.
Programação Cinematográfica
No que respeita à programação cinematográfica, esta teve em conta diferentes níveis de ensino: pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo (6.º ano), 3.º ciclo (7.º ano) e secundário. Para todas as sessões foi elaborada a respetiva Folha de Sala e um guião com propostas de atividades. No final de cada sessão houve lugar ao debate para reflexão das temáticas subjacentes. No dia 5 de junho, para os alunos do 6.º ano do EB, a equipa do PNC AE Templários dinamizou uma sessão de Cinema na Biblioteca Municipal de Tomar - Dr. António Cartaxo da Fonseca.
Os alunos tiveram oportunidade de ver Vaca Espacial, de Rafael Beco, Portugal; Uma luz na noite, de Marie Grymonpré, Adrien Verbeck; Douglass, de Geoffrey Amesse, Flavie Carin, Jordan Da Silva, Julien Heye; Amo-te Cigarra, de Francisco Lança; Cinzas no Pantanal, de Mariana Marques; Yallah!, de Nayla Nassar, Edouard Pitula, Renaud de Saint Albin, Cécile Adant, Anaïs Sassatelli, Candice Behague; Azul amanhã, de Numan Ayaz; Lily, de Teri Tzaneros; A Tua Vez, de Cláudio Jordão, David Rebordão; Galope, de Raquel Felgueiras.
Uma programação realmente espetacular que possibilitou aos alunos a visualização de diferentes técnicas de animação e abordar temáticas pertinentes, atuais e de fácil exploração em contexto de sala de aula. Para isso, foi elaborado e partilhado com os docentes o respetivo guião pedagógico com propostas de temas para reflexão e de atividades a desenvolver com os alunos.
Entretanto, também nos dias 5 e 6 de junho decorreram as sessões de cinema com os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do EB.
A equipa de programação do Avanca Gigante selecionou Brincarolas, de Graça Gomes, e Um gato sem nome, de Charlie Blue. Os filmes foram acompanhados dos respetivos guiões pedagógicos com propostas de atividades a desenvolver com os alunos.
Após a visualização dos filmes, foi promovido o diálogo em grupo, onde se ouviram opiniões sobre o que foi observado e o que sentiram: comportamentos, emoções e atitudes. Com imaginação e criatividade realizaram-se diferentes atividades e as expressões físico-motoras e artísticas ganharam o seu espaço e tempo próprios. Entre jogos, canções, teatro, dança, exercícios de manuseamento, registaram-se verdadeiros momentos de aprendizagem, salientando-se o grande interesse e entusiasmo revelado pelos alunos.
Para os alunos do Ensino Secundário, a programação cinematográfica foi igualmente selecionada em parceria com o Cineclube de Tomar, a Tripé e a Kinostrum, que dinamizou a sessão de cinema Especial Planos Film Fest para estes alunos, com uma seleção de filmes que marcaram a história do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar: Non Grata, de Alba Lozano, Polyp, de David Eilander, Chama-se Carla, de Cátia Biscaia e Work It Class, de Pol Diggler. O evento teve lugar na Biblioteca Municipal de Tomar - Dr. António Cartaxo da Fonseca, em 6 de junho, e foi constituído por quatro partes: 1 - Apresentação da sessão pela Coordenadora do Pano Nacional de Cinema do Agrupamento, Margarida Rente, o Diretor, Paulo Macedo e a coordenadora da Biblioteca Municipal, Maria José Pereira; 2 - Visionamento das curtas-metragens; 3 - Debate com a participação de convidados - a realizadora Cátia Biscaia, Margarida Mateus e Vera Bártolo do Plano Extraordinário - Cineclube de Tomar e do Planos, Nelson Martins da Kinostrum - Associação Cultural Fílmica, e alunos do Agrupamento, pretendendo-se promover a literacia para o cinema e a criação de um momento descodificador das obras cinematográficas; 4 - Votação para seleção do filme eleito pelo público.
No dizer da professora Margarida Rente, foram «excelentes momentos de cinefilia!».
Toda esta programação culminou com o evento de 14 de junho, com a exibição do documentário Alcindo, de Miguel Dores. Marcaram presença no evento, o Diretor do Agrupamento, Paulo Macedo, a coordenadora da Biblioteca Municipal, Maria José Pereira, o Presidente da Frente Antirracista, Henrique Chaves (via zoom), a Coordenadora do Núcleo de Tomar, Sofia Liberdade, a Presidente do Plano Extraordinário - Cineclube de Tomar, Margarida Mateus e a Coordenadora do Plano Nacional de Cinema do Agrupamento, Margarida Rente.
Na 1.ª parte houve uma breve apresentação da sessão e uma mensagem gravada do realizador, à qual se seguiu a exibição do filme. Após o intervalo, teve lugar uma conversa sobre a temática do "Racismo" com os convidados, dinamizada pela coordenadora do Plano Nacional de Cinema do AET, Margarida Rente e, por último, um debate a partir das questões colocadas pelos presentes na plateia. Salientaram-se os fatores sociais, culturais, económicos e políticos que estão na base das diferentes manifestações de preconceito e de discriminação, assim como, o papel das escolas na educação da comunidade e das associações sociais de intervenção no combate a este flagelo.
Segundo as palavras da Dra. Margarida Rente, «… Este foi mais um momento alto do Plano Nacional de Cinema do AET!», ao permitir reunir um conjunto de entidades como a Direção do AET, a Frente Antirracista, o Plano Nacional de Cinema, o Cineclube de Tomar e a Câmara Municipal de Tomar.
Juntando-se à equipa PNC AET, o PNC deixa um agradecimento a todos os envolvidos, e, em especial, a Margarida Mateus, do Cineclube de Tomar, a Nelson Martins, da kinostrum, à equipa de programação de Avanca Gigantes e à realizadora e programadora Cátia Biscaia, que partilharam o propósito comum de promoção da literacia para o cinema junto do público escolar e de consolidação da relação do cinema com o currículo.
Experiência(s) artística(s) de cinema
Uma outra faceta do projeto cinematográfico do AET é a componente de participação dos alunos dos 5.º e 6.º anos na experiência artística do cinema. Durante a 7.ª Semana Cultural, foram dinamizados diversos workshops, que permitiram aos alunos desenvolver um conjunto de competências relacionadas com a prática artística do cinema: “Stop Motion”, “Um Minuto de Cinema” e “Dos Tabuleiros para a Tela”.
Foi feita a apresentação dos filmes realizados no âmbito do projeto “Dos Tabuleiros para a tela”, sob orientação do professor Vítor Lopes, explicadas as técnicas de trabalho utilizadas para o efeito e contadas as respetivas animações com recurso à técnica de Stop Motion: história, guião, cenários, personagens, som, imagem, montagem, numa dinâmica de debate dos autores dos vídeos com os discentes que assistiam. O público ficou entusiasmado e curioso sobre o programa “Procreate”, teve vontade de experimentar e ainda o conseguiu fazer.
Aqui deixamos os resultados desta experiência emocionante!
Terror nos Tabuleiros
Festa dos Tabuleiros
https://www.youtube.com/watch?v=lDuKjJdHGDk
A Menina do Tabuleiro
https://www.youtube.com/watch?v=5NNSTJ7q8Mg
Mas as atividades não ficaram por aqui. A convite do PNC do AET, no dia 5 de junho, Vera Bártolo, da direção do Plano Extraordinário - Cineclube de Tomar, dinamizou o workshop “Stop Motion: Imagens em movimento” para os alunos da turma A do 5.º ano da Escola EB 2/3 Gualdim Pais. Os alunos assistiram a uma curta-metragem realizada com a técnica de animação Stop Motion e tomaram conhecimento do seu funcionamento. Depois disso, realizaram uma sequência simples de animação com recurso a personagens criados por si e utilizaram uma aplicação de telemóvel para produzirem o seu trabalho, sempre de forma entusiástica e participativa.
Aqui deixamos o convite para verem a reportagem fotográfica completa nos posts do wall do AE Templários: https://www.facebook.com/aetemplarios/
Uma verdadeira experiência cinéfila, democrática e europeia!
O AET foi convidado pela Academia Portuguesa de Cinema para integrar o projeto European Film Club e criar um clube de cinema local para desenvolver as atividades associadas a este projeto, que conta com a participação de jovens dos 12 aos 19 anos.
Numa primeira fase, alunos do AET estiveram presentes na 11.ª edição do Young Audience Award - evento que reúne o maior júri jovem do mundo, que decorreu em Lisboa, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Os participantes visionaram, na sala de cinema Fernando Lopes, as 3 longas-metragens nomeadas (Dreams Are like Wild Tigers, de Lars Montag, Animal, de Cyril Dion e Comedy Queen, de Sanna Lenken), discutiram-nas com profissionais de cinema e procederam à votação. Os jurados tiveram ainda acesso a atividades exclusivas sobre cinema. Associaram-se ainda ao evento internacional online, tendo a possibilidade de participar nas conversas sobre os filmes com profissionais de cinema, realizadores e atores e de assistir à cerimónia internacional de entrega do prémio.
Entretanto, foi criado o “Portugal - Cineclube AETemplários” na plataforma EFC. Para o próximo ano, a escola espera participar de uma forma regular nas atividades do clube, destacando-se a visualização livre de filmes europeus, a discussão e debate entre os jovens europeus participantes neste projeto, promovendo, dessa forma, um maior conhecimento da cultura cinematográfica europeia.
Registamos com grande alegria que o projeto do AE Templários tem vindo a crescer de forma contínua. Este foi um ano de «…grandes momentos de formação e criação na área do cinema!», diz-nos, uma vez mais, a Dra. Margarida Rente, coordenadora da equipa do PNC a nível de escola, docente que, com o apoio da Direção da Escola, tem vindo a dinamizar este impressionante plano de trabalho em prol da cultura cinematográfica da comunidade educativa do AE Templários!
Bem-haja, Dra. Margarida, que esta partilha possa inspirar mais escolas a implementar uma cultura cinéfila jovem e entusiástica!