capa
Atividades cinematográficas no AE Ovar Sul

O RESGATE DA COR - uma antestreia de alto nível 

17 de abril - Centro de Arte de Ovar

Partilhamos na íntegra o texto gentilmente enviado pela equipa de professores Mª João Cartaxo, João Católico e Bruno Marques da Silva. 

 

«A noite de 17 de abril de 2023 ficará na memória de muitos como uma noite de emoções fortes. 

A sala do Centro de Arte de Ovar encheu para a antestreia da curta-metragem “O Regate da Cor”, filme produzido pelo 6.º A, da EB Monsenhor Miguel de Oliveira, no âmbito do projeto LI – Letras & Imagens, a partir da leitura e interpretação da obra “O Tesouro”, de Manuel António Pina. 

Esta iniciativa, apoiada pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Direção do AE Ovar Sul, beneficiou ainda do enorme apoio da Câmara Municipal de Ovar.  

Na verdade, a noite foi memorável não só porque a sala quase esgotou, mas também porque as equipas de produção e de coordenação conjugaram esforços no sentido de garantir que todo o espetáculo tivesse o impacto desejado. 

E assim aconteceu, até porque a equipa de coordenação idealizou o evento não como uma mera antestreia de um filme de animação, mas como um acontecimento cultural marcante na vida dos jovens espetadores, dos seus familiares e da comunidade educativa. 

Com um pendor didático, pedagógico e cultural, este evento foi constituído por dois momentos de debate e reflexão, o primeiro sobre o Estado Novo, a Revolução e a Liberdade, no qual participaram personalidades do mundo das artes, nomeadamente, Emerenciano, José Moças e Laura Rui, e o segundo sobre Manuel António Pina e a sua obra, em que os convidados Aurora Gaia, Sara Reis Silva e José Saro partilharam com o público o seu conhecimento sobre este nome incontornável na literatura portuguesa. Estes dois momentos de debate foram brilhantemente moderados pelo escritor vareiro Carlos Nuno Granja. 

O momento alto foi atingido com a apresentação da curta-metragem “O Resgate de Cor”, acompanhada ao vivo pela voz extraordinária da cantora Laura Rui, numa interpretação pessoal e sublime do poema de Natália Correia “Queixa das Almas Censuradas”, e pela voz melodiosa da Leonor Carvalho, do 6.º A, que entoou o grande hino à liberdade, a “Grândola, Vila Morena”, acompanhada de um coro de 36 alunos, que contagiou a plateia. 

No final, todos compreenderam que a LIBERDADE é um tesouro tão valioso que temos de lutar, todos os dias, para a preservarmos.»

  

O PNC deixa a todos os participantes merecidíssimos parabéns e agradece toda a colaboração à Direção da Escola e à equipa de professores que coordenam o projeto: Maria João Cartaxo, João Católico e Bruno Marques da Silva.