Critérios específicos da seleção filmográfica
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Divulgar junto das escolas obras representativas da História do Cinema, quer nacional, quer internacional, ou seja, filmes que tiveram um impacto significativo na evolução da história e linguagem cinematográfica, na forma como o cinema é produzido ou na forma como o cinema é visto pelo público.
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Valorizar filmes que foram ou são reconhecidos pela sua beleza estética e/ou narrativa inovadora, e/ou direção artística criativa e/ou interpretações marcantes.
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Divulgar obras influentes e/ou que inspiraram a produção cultural, que estabeleceram tendências ou que de alguma forma moldaram a produção cinematográfica subsequente.
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Valorizar obras de marcada relevância cultural, que abordam temas importantes para a sociedade, que refletem ou criticam a cultura de uma determinada época ou que têm um impacto duradouro na forma como se estabelece a relação com o mundo.
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Dar visibilidade a obras fílmicas que permitam conhecer novos mundos, contextos e realidades, e permitam explorar temas como democracia, inclusão e diversidade.
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Respeitar critérios de abrangência e diversidade, contemplando diferentes categorias, géneros e cinematografias, de modo a promover o conhecimento e a valorização do património cinematográfico por parte dos alunos.
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Fornecer aos professores um conjunto de linha (s) orientadora (s) que incluem uma seleção diversificada de filmes considerados significativos para serem conhecidos a nível nacional.
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Sugerir o visionamento dos filmes por níveis de educação e ensino a partir do qual podem ser explorados.
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Constituir-se como um ponto de partida de um plano mais vasto de literacia fílmica a desenvolver nas escolas, através dos seus respetivos planos anuais de atividades e da sua programação cinematográfica específica.
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Potenciar, sempre que possível, o cruzamento e integração de conteúdos entre disciplinas das diversas áreas científicas do currículo, no sentido de proporcionar experiências culturais enriquecedoras aos alunos e às comunidades educativas, visando uma articulação profícua com: o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e as diretrizes estipuladas relativamente à Inclusão; privilegiar ainda o cruzamento de experiências pedagógicas e iniciativas desenvolvidas no âmbito de diversos planos, programas e redes (Plano Nacional das Artes, Plano Nacional de Leitura, Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Portuguesa de Museus, Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses), e/ou outras iniciativas resultantes de políticas públicas na área da Educação, Ciência e Inovação e da Cultura, Juventude e Desporto.
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Garantir preferencialmente a divulgação de obras de produção nacional.