Espinho
PNC - Sessão de Cinema - Multimeios (Espinho)
22 de março de 2022

No dia 22 de março de 2022, 165 alunos do 12 º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, assistiram ao filme José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, no Centro Multimeios de Espinho.

Esta iniciativa inseriu-se no programa do Centenário de José Saramago e foi promovida pela equipa do PNC a nível de escola, coordenada pela Dra. Isabel Ribeiro, em parceria com a equipa do projeto Aemg@smart, com a disciplina de Português e Biblioteca Escolar.

 

O documentário biográfico é um registo sobre a vida e obra de um dos maiores escritores da língua portuguesa: José Saramago. Retratando as suas viagens, a sua relação de amor com Pilar del Río, o processo de criação do livro A Viagem do Elefante, ou as festas com os amigos e a família, o filme permite também ampliar o olhar dos alunos em relação aos pensamentos do autor sobre temas da cultura e da vida social e política a partir do olhar subjetivo de um cineasta. Dividido em três atos pautados por algum humor e provocação, José e Pilar é uma obra cinematográfica de valor inestimável, dando a conhecer melhor um autor que nos deixou um legado fundamental, através de obras como O Ano da Morte de Ricardo Reis, Ensaio sobre a Cegueira ou Memorial do Convento.

 

A atividade teve o apoio do Centro Multimeios de Espinho e integrou-se no dispositivo «O Cinema está à tua espera», promovido pelo Plano Nacional de Cinema. (Direção-Geral da Educação, Instituto do Cinema e do Audiovisual e Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema).

Reportagem aqui: https://www.espinho.tv/alunos_aemga_filme_jose_pilar/

 

Imagens: Filipe Couto/ Espinho TV/ 2022.