MIMO
Encontro Coordenadores equipas PNC - Leiria
MIMO, Leiria, 09 de fevereiro

Ontem o PNC esteve presente no Encontro dos Coordenadores do Plano Nacional de Cinema(PNC) do concelho de Leiria, promovido pelo Município de Leiria, no âmbito da estratégia de aproximação da Educação e da Cultura que este município tem dinamizado, sob a coordenação da Dra. Anabela Graça (Sra. Vereadora da Educação e Cultura), e da sua equipa.  O PNC agradece o convite à Dra. Anabela Graça, pela inspiração e força que tem dado ao PNC na prossecução da sua missão, e pelo empenho na aproximação das entidades educativas e culturais a nível local.

Foi apresentado o Plano Local de Cinema 2022, uma iniciativa importantíssima que a autarquia promove, com diversas vertentes associadas ao cinema e à fotografia, em estreita articulação com as escolas e as equipas e coordenadores do PNC, porque todos os agrupamentos de escolas do concelho de Leiria estão inscritos no PNC e porque a valorização do cinema é uma aposta do município de Leiria.

O PNC agradece aos Teatros José Lúcio da Silva e Teatro Miguel Franco (foi apresentada uma vasta programação cinematográfica; obrigada à Direção e programação do Teatro, ao Dr. José Pires e à Dra. Inês Sousa Dias), ao Museu MIMO (foi apresentado o plano de ação, com a realização de oficinas pedagógicas e extensões de Festivais de Cinema. Obrigada, Dra. Sofia Carreira!), e foi igualmente referenciada a vontade de uma maior articulação com o Leiria Film Fest (agradecemos a Bruno Carnide e a Cátia Biscaia todo o trabalho feito nos últimos anos em prol da cultura cinematográfica em Leiria).

Porque, defendemos, o cinema tem de estar nas prioridades definidas para a Cultura e para a Educação.

Nas imagens ficam também testemunhos do Encontro e, durante a visita guiada por Sofia Carreira ( Direção do Museu),  testemunhos do espólio cinematográfico do Museu MIMO, de que destacamos alguns projetores de 35mm e de 16mm!