margem
Curtas da Margem - Academia Almadense
9 de março de 2022
Plano Nacional de Cinema

No passado dia 09 de março, o AE Francisco Simões e a ES Cacilhas-Tejo organizaram uma sessão de cinema em parceria com a Academia Almadense.

Obrigada aos incansáveis professores Américo Jones e Zélia Cavaleiro, respetivamente, mas também a todos os alunos e professores presentes destas duas escolas, e de outras escolas de Almada. Foi uma ótima sessão.

Estiveram presentes cerca de 400 alunos que reagiram de forma bastante emotiva aos filmes. Na bela sala da Academia Almadense, esta sessão foi  realmente um facto memorável e precioso sobre a força da 7.ª ARTE junto dos jovens.

No final da projeção, foi ótimo poder ouvir os jovens criadores falarem sobre os seus filmes, os seus temas, as suas dificuldades e o seu gosto pelo cinema. A maioria deles foram estudantes e/ou ex-estudantes das duas escolas, e os que não o foram também deixaram o seu testemunho de forma entusiástica: Maria Costa, corealizadora de O QUE TODAS AS MULHERES TÊM EM COMUM e realizadora do METAMORFOSE; Mia Caetano, realizadora de NÃO SE PASSA NADA; Joana Mirra, realizadora de POMBOS; Pedro Ruano, realizador de NU; Inês Albuquerque, realizadora e Gonçalo Nunes, responsável pelos efeitos especiais/3D do CLASSIFICÇÃO; Rita Costa, produtora de REFÉM; João Estrada, realizador; Sílvia Cavaleiro, Diretora Artística, Diretora de Produção e Assistente de Realização de BUNKER OU CONTOS QUE OUVI DEPOIS DO MUNDO ACABAR.

Foi muito bom ouvir falar estes jovens sobre a sua paixão pelo cinema e sobre os seus processos criativos, e a reação não se fez esperar com imensas perguntas curiosas que vieram da plateia, pelo que aqui deixamos os parabéns às jovens e aos jovens cineastas.

 

Fotos da sessão de Tomás Laranjeira e Jéssica Bárbara, alunos do AE Francisco Simões (Curso de Técnico de Multimédia).