Belle
BELLE na plataforma PNC - Efeméride 14 de fevereiro
Maiores de 6 anos

Uma das novas propostas da plataforma do PNC é o filme Belle (2013), de Amma Asante, que sugerimos para ser visionado no âmbito do próximo dia 14 de fevereiro. Está em causa a efeméride que a data evoca, mas também o interesse do filme para abordar diversas questões pedagógicas relevantes, a partir da vida de uma mulher que viveu em Inglaterra na 2.ª metade do século XVIII e princípio do séc. XIX: Dido Elizabeth Belle.

Filme disponível na plataforma streaming do PNC, em exclusivo para escolas, em: https://pnc.gov.pt


 

Belle
Fotogramas de Belle. © Outsider.

 


 

Sinopse - Belle (Gugu Mbatha-Raw) é filha do capitão britânico John Lindsay e de Maria Belle, uma escrava africana. Segundo as leis da época, uma filha ilegítima de um branco e de uma mulher negra cresceria como escrava.

No entanto, após a morte da mãe, a criança é levada para Inglaterra, e entregue aos cuidados de dois familiares paternos, Lorde e Lady Mansfield (Tom Wilkinson e Emily Watson), para ser criada segundo os preceitos da aristocracia inglesa. Em pleno séc. XVIII, numa época em que a escravatura é encarada com normalidade, a sua cor de pele é vista com maus olhos, e Belle descobre a mentalidade racista e a própria situação da mulher. Entretanto, conhece o advogado John Davinier (Sam Reid). A atração entre os dois e a partilha de ideias comuns sobre a questão dos direitos precipita um envolvimento romântico, numa sociedade que não está preparada para esta profunda mudança de valores.

Realizado pela cineasta britânica Amma Asante, a partir de uma história escrita pela argumentista Misan Sagay, nesta ficção convergem diversas vertentes: por um lado, as transformações histórico-sociais e as mudanças culturais vividas na Inglaterra durante a 2.ª metade do século XVIII; a mudança de mentalidades provocada por conflitos sociais emergentes, como, por exemplo, as questões de direitos humanos, o racismo e o próprio papel das mulheres. Por outro lado, o desabrochar dos afetos e o romance que desafia as normas socialmente dominantes.

 

Classificação etária: Maiores de 6 anos

 

Aqui deixamos a nossa sugestão, com o trailer do filme: https://youtu.be/Q6YlZloN08I