cartaz
Aconteceu... ACD online Take 16 – Práticas Cinematográficas nas Escolas

No passado dia 2 de julho, entre as 18:00 e as 21:00, realizou-se a Ação de Curta Duração onlineTake 16: Práticas Cinematográficas nas Escolas.

 

Esta proposta de Ação de Formação de Curta Duração insere-se na série de ACDs online do PLANO NACIONAL DE CINEMA, que visam aprofundar a relação do cinema com as grandes Áreas de Competências constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente: Informação e Comunicação, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Pensamento Crítico e Criativo e Sensibilidade Estética e Artística. Esta ação vai ao encontro dos pressupostos expressos nos documentos de orientação curricular base denominados Aprendizagens Essenciais, constituindo-se como instrumento de apoio, quer ao trabalho pedagógico desenvolvido com recurso a filmes, quer à viabilização de uma gestão flexível do currículo, orientada pelos docentes nas suas comunidades educativas. No caso desta ACD em particular, ela tem como principal objetivo promover um espaço de partilha de práticas pedagógicas dinamizadas em escolas e que têm o recurso ao cinema como eixo comum.

 

Objetivos

  • Fazer a divulgação de iniciativas ligadas ao setor do cinema e direcionadas para os públicos escolares, promovendo uma maior articulação entre cultura e educação.
  • Dar a conhecer as e os autores do cinema português, valorizando o património cinematográfico a audiovisual português.
  • Promover a criação de uma rede de partilha em torno de uma cultura cinéfila, através da apresentação de práticas cinematográficas de diversas escolas inscritas no PNC.

 

PROGRAMA

18:00 - Abertura

·       Gabriela Machado (Diretora do CFAE Calvet de Magalhães)

·       David Sousa (Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação)

·       Elsa Mendes (Coordenadora do Plano Nacional de Cinema)

 

1.ª Parte – Programas educativos na área do Cinema

·       18:15 - A participação de jovens na iniciativa europeia EFAYoung Audience Film AwardsComunicação: Carla Chambel (Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Cinema)

·       18:30 - O Serviço Educativo do Festival Porto/Post/Doc. Comunicação: Dario Oliveira (Diretor do Festival Porto/Post/Doc)

 

2.ª Parte - Novos filmes no cinema português

·    18:45 - Onde está a Pessoa? de Leonor Areal - Um ensaio audiovisual sobre Fernando Pessoa. Comunicação: Leonor Areal (realizadora e investigadora)

 

3.ª Parte - Práticas pedagógicas cinematográficas nas escolas

·    19:30 – Anabela Moutinho – EBS Quinta das Flores (Coimbra)

·    19:50 – Maria de Fátima Nunes – AE António Sérgio (Vila Nova de Gaia) 

·    20:10 – Cecília Espinho – AE de Pinheiro (Penafiel)

·    20:30 – Eva Maia e Silva – AE D. Pedro IV (Vila do Conde)

 

20:50 - Debate

21:00 - Encerramento

 

Esta ação foi promovida pelo PNC com o apoio do CFAE Calvet de Magalhães.