No próximo dia 26 de setembro, entre as 18:00h e as 21:00h, vai realizar-se uma Ação de Curta Duração online sobre o filme A Sibila, de Eduardo Brito.
A propósito do Centenário de Agustina Bessa-Luís, que se celebra ao longo do presente ano de 2023, o Plano Nacional de Cinema está a preparar uma ação de sensibilização para o filme A Sibila, de Eduardo Brito, adaptação do romance que consagrou a escritora Agustina Bessa-Luís, e que irá estrear nas salas de cinema ainda em 2023.
Objetivos
- Apresentar aos formandos o filme A Sibila, resultante do processo de adaptação a uma obra fílmica, a partir do texto literário com o mesmo nome, de Agustina Bessa-Luís.
- Reconhecer o poder da temática do filme para abordar um conjunto de questões transversais que o cinema propõe, nomeadamente relacionados com a matéria cinematográfica: argumento, imagem, som, luz, direção artística, entre outros.
- Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas épocas/conjunturas, processos históricos/culturais que estão subjacentes à temática exposta, quer no livro, quer no filme.
- Problematizar o papel da mulher na sociedade portuguesa de época.
- Refletir sobre a representação da realidade através das artes.
- Valorizar as conexões, pontes, diálogo e especificidades de abordagem que o cinema estabelece com o real, promovendo a literacia audiovisual.
- Aproximar as comunidades educativas do setor do cinema e do audiovisual, através do contacto com produtores, realizadores, atores e outros convidados
A ACD será organizada em torno de uma conversa com Paulo Branco (produtor do filme), Eduardo Brito (realizador), Monica Baldaque e uma ou um dos intérpretes do filme. A conversa será moderada por António M. Costa, da produtora Leopardo Filmes.
O programa completo e o respetivo link de acesso serão enviados em breve.
A Ação é realizada em colaboração com o CFAE Calvet de Magalhães.
INSCRIÇÕES AQUI: https://calvetmagalhaes.net/formacao/
Observações:
A participação na ACD é gratuita.
Caso pretenda creditação, deve solicitar o certificado de frequência ao CFAE Calvet de Magalhães. Este tem um custo de 5 euros.