cartaz
8 de setembro - Encontro de Equipas do PNC
8 de setembro

Hoje realizou-se uma reunião por videoconferência, de acolhimento aos novos coordenadores e equipas do PNC a nível de escola. Tratou-se de um encontro técnico, de boas-vindas e esclarecimento de dúvidas que foi dinamizado pela equipa PNC-DGE e por Elsa Mendes (Coordenadora Nacional do PNC).

Na 2.ª parte do Encontro, a realizadora Regina Pessoa proferiu uma intervenção estupenda subordinada à temática «Processo Criativo». Há três obras da autora já integradas na plataforma streaming do PNC. No ano passado, realizaram-se 406 sessões de cinema escolares e 11.000 alunos viram A Noite, História Trágica com Final Feliz e Kali, O Pequeno Vampiro. Está disponível o respetivo dossiê pedagógico para os professores, disponível no site do PNC, em https://pnc.gov.pt/07-trilogia-da-infancia.

A partir de hoje está também ativo na plataforma Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, e esse foi o pretexto maior para uma conversa com a autora, que foi moderada pela Professora Doutora Mariana Liz.

Fica aqui o nosso profundo agradecimento a Regina Pessoa pela generosidade e pela riquíssima partilha em torno da beleza e potencialidades criativas da imagem animada.

Em breve disponibilizamos a gravação do Encontro no Canal YouTube do PNC. https://www.youtube.com/channel/UC5LUdeggPhlzQrTCvaCPEaA

«No cinema português, mais nenhum autor esteve tão próximo de ser nomeado para um Óscar. Realizadora portuguesa, que acumula mais de 80 distinções nos mais exigentes circuitos mundiais, continua, como sempre, determinada a criar histórias curtas em grandes imagens»

In: Notícias Magazine, 18/02/2020