capa
5 de janeiro - O PNC em Leiria

Em 5 de janeiro de 2023, o PNC esteve presente em Leiria, no mimo - museu da imagem em movimento, onde teve lugar a apresentação, pelo Município de Leiria, do Plano Local de Cinema (PLC). Esta iniciativa municipal tem como objetivos valorizar o cinema enquanto veículo de desenvolvimento pessoal, cultural e pedagógico, apresentando um programa de literacia para o cinema e obras cinematográficas, que pretende, sobretudo, conquistar o público escolar e despertar nos mais jovens a sua valorização enquanto forma de expressão artística. Inserido no Plano Nacional de Cinema, o PLC tem ainda o desígnio de despertar na comunidade o hábito de ver e apreciar cinema, estimulando-se a reflexão em torno da sociedade, da arte e da cultura, do ambiente e da política, dando ainda a conhecer os profissionais ligados ao audiovisual. 

 

Elsa Mendes, Coordenadora Nacional do PNC, esteve presente e destacou a evolução do PNC, fazendo referência especial ao crescimento significativo do público escolar no concelho de Leiria, onde, entre setembro e dezembro de 2022, mais de 2 mil espetadores jovens das escolas do concelho assistiram a filmes em âmbito escolar através da plataforma streaming do PNC.

 

Na apresentação do PLC Leiria 2023 estiveram presentes representantes das diversas entidades envolvidas e os professores coordenadores do PNC AE’s do concelho. A sessão foi dinamizada pelo adjunto da vereadora da Educação e Cultura, Pedro Cordeiro, e contou ainda com o contributo das representantes da equipa municipal que coordena o PLC, Sofia Carreira e Catarina Carvalho, e Bruno Carnide, curador cinematográfico do m|i|mo – museu da imagem em movimento.

 

O encontro terminou com o visionamento de “O Voo das Mantas”, de Bruno Carnide, e “Chama-se Carla”, de Cátia Biscaia.

 

O PNC agradece esta oportunidade maravilhosa à Sra. Vereadora da Educação e Cultura, Dra. Anabela Graça, deixando a todos os parabéns pela convergência de esforços em prol da formação de públicos para o cinema!

 

Mais informação em:

https://www.cm-leiria.pt/municipio/gabinete-de-comunicacao/noticias/noticia/plano-local-de-cinema-de-leiria-incentiva-literacia-cinematografica?fbclid=IwAR3GVtGYa9kQBVaMzMrjuajGzV2YuJXO79vKkE_-OMsDz9-IU9OY9KGxpLU