faro
4.ª Sessão Comentada PNC - CINECLUBE DE FARO
23 fevereiro

No dia 23 de fevereiro teve lugar a 4.ª Sessão comentada do PNC, no Cineclube de Faro – IPDJ, com a projeção de OS MAIAS, de João Botelho, na versão do realizador.

 

Foi um prazer muito grande podermos estar na bela sala do Cineclube de Faro (CCF), em parceria com o CCF e com o Centro de Investigação Artes e Comunicação (CIAC – Ualg)

 

Estiveram presentes na sessão alunos de um Curso Profissional do AE da Bemposta (Portimão), acompanhados pela professora Cátia Malha (equipa PNC a nível de escola), professores e público em geral.

 

O PNC agradece a colaboração e disponibilidade dos alunos do Curso de Artes Visuais do Ciac-Ualg, Jude, Diana e Manila, que aceitaram o desafio de fazer o registo e reportagem filmada da sessão, com a colaboração e acompanhamento do Professor António Costa Valente, a quem deixamos um agradecimento especial.

 

Foi uma sessão surpreendente, dado que visionamos OS MAIAS, de João Botelho, na belíssima versão do realizador (cerca de 3 horas). Um desafio a que os alunos corresponderam de forma extraordinária!  Depois da projeção, a Professora Doutora Ana Isabel Soares comentou o filme e apresentou o dossiê da Coleção PNC. (disponível no site do PNC (https://pnc.gov.pt/10-os-maias)

 

Exposição e partilha excelentes, a que os alunos corresponderam, colocando diversas questões sobre a obra fílmica e manifestando uma reação extremamente positiva, quer durante a projeção, com palmas no final do filme, uma coisa absolutamente maravilhosa, quer no diálogo com a autora do dossiê. 

 

Que momento tão bom! Obrigada, Ana Isabel Soares e obrigada aos alunos do AE da Bemposta.

 

Deixamos também a nossa gratidão a toda a equipa da Direção e equipa Técnica do Cineclube de Faro (esperamos que o Carlos Rafael Lopes possa fazer chegar o agradecimento a todos!), dado que possibilitaram que tudo corresse pelo melhor e foram fantásticos no seu empenho e colaboração!

 

Lembramos que todas as sessões comentadas do PNC são dinamizadas pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa.