sessão comentada
2.ª Sessão Comentada PNC - Cinemateca Portuguesa

No passado dia 3 de novembro, realizou-se na Cinemateca Portuguesa a 2.ª Sessão comentada do Plano Nacional de Cinema. Com a sala cheia de alunos e professores, foram projetadas três curtas-metragens de animação, de Regina Pessoa:  A Noite, História Trágica com Final Feliz e Kali, o pequeno Vampiro, em 35mm (película), seguidas da apresentação do respetivo Dossiê Pedagógico da coleção PNC, neste caso intitulado Trilogia da Infância, sobre os três filmes, de autoria do Professor Paulo Viveiros (Universidade Lusófona). No debate com o público foram exploradas questões sobre a intencionalidade estética em Regina Pessoa.

O Dossiê Trilogia da infância encontra-se disponível no site: https://pnc.gov.pt 

A abertura da sessão esteve a cargo de José Manuel Costa (Diretor da Cinemateca Portuguesa) e de Elsa Mendes (Coordenadora Nacional do PNC). No evento estiveram presentes alunos do AE da Cidadela-Cascais, do AE Ferreira de Castro – Sintra e do AE Queluz -Belas, bem como alunos da Licenciatura de Animação, da Universidade Lusófona, com os respetivos professores.

O PNC deixa a todos um agradecimento, em especial à Direção do AE da Cidadela – Cascais, aos professores da equipa do PNC na Escola, Filipe Cruz, Gonçalo Maia, Bruno Kripahl e Teresa Campos, e a seis alunos do Curso de Técnico de Multimédia desta Escola Secundária: o Israel, a Filipa, a Mariana, a Leonor, o Ivo e o João, que estiveram a realizar as filmagens do evento, que serão em breve disponibilizadas para todas as escolas através do Canal Youtube do PNC.

Obrigada a todos os que tornaram isto possível!

sessão comentada
Créditos das imagens: Equipa PNC/ DGE/2021