capa
23 de abril - Dia da Língua Inglesa | Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

No dia 23 de abril têm lugar duas efemérides internacionais: o Dia da Língua Inglesa e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Neste dia celebram-se, não só, a língua e a cultura inglesa, mas também a importância dos livros enquanto elementos basilares da educação e do progresso de uma sociedade.

 

O PNC associa-se a estas efemérides e propõe às comunidades educativas um diálogo com a cultura inglesa e o gosto pelos livros, através do visionamento do premiado filme A Livraria, 2017, da realizadora catalã Isabel Coixet. Este trabalho resulta da adaptação cinematográfica do livro homónimo de Penelope Fitzgerald - célebre romancista, ensaísta e biógrafa inglesa - e de uma coprodução entre Espanha, Reino Unido e Alemanha.

 

Sinopse

Florence Green (Emily Mortimer) está em processo de luto pelo seu marido quando se muda para o distrito de Harborough, onde aluga uma velha casa que decide transformar na primeira livraria da cidade. Os seus planos despertam a cobiça de uma personagem local, Violet Gamart (Patricia Clarkson), que fará de tudo para desmoralizar Florence. Apoiada por Brundish (Bill Nighy) um proprietário local, leitor voraz, rico e excêntrico, Florence decide lutar contra todas as adversidades, mostrando a todos de que forma os livros podem abrir portas para o mundo.

 

Disponível no streaming do PNC, em exclusivo para escolas.