Ainda a propósito do Dia Mundial do Cinema, são muitas as escolas que continuam a enviar reportagens sobre as iniciativas realizadas. Ao longo de toda a semana em que decorreu a efeméride, a Escola Luís Madureira (Quinta das Torres – Amadora), mostrou pequenas curtas-metragens, integradas na Lista do PNC, numa estreita articulação com a disciplina de Cidadania, Desenvolvimento e Tecnologias.
Os alunos da Educação Pré-Escolar e as turmas do 1.º e 2.º anos assistiram ao desenho animado de 1990 Pit: o Coelhinho Verde, de Fernando Correia, que foi o mote para a conversa sobre as diferenças entre as pessoas. Para as turmas dos 3.º e 4.º ano, o filme O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano, foi escolhido a propósito da temática da sustentabilidade e educação ambiental.
Todas as turmas tiveram direito a um "bilhete" especial para entrar na "sala de cinema".
As turmas dos 2.º e 3.º ciclos assistiram a curtas realizadas pelo Clube de Cinema da Escola (uma delas já premiada) e ainda a excertos do filme O Garoto, 1921, de Charles Chaplin.
Para terminar esta jornada cinematográfica, a comunidade educativa foi agraciada com a presença do realizador Jorge Paixão da Costa, que conversou com os alunos dos 4. º ano sobre a vida de um realizador de cinema e, principalmente, sobre a emoção da vida cinematográfica.
No dizer do professor Samuel Amaro, coordenador da equipa do PNC na escola, «A semana foi mesmo...um bom filme!»
O PNC agradece a todos os alunos e professores participantes, e deixa ainda um agradecimento em particular ao professor Samuel Amaro!