Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe
Novembro a janeiro 2025 – As atividades desenvolvidas foram publicadas no jornal da Escola, sob o título: Cinema em São Tomé - Caderno "Cinema" na Imprensa Escolar. Vários alunos da EPST-CELP (do 1.º Ciclo ao Secundário) tiveram a oportunidade de participar na realização de uma curta em que aprenderam alguns princípios sobre animação e imagem em movimento e participaram em oficinas de construção de brinquedos óticos, experimentando e conhecendo melhor processos associados à ilusão do movimento e à imagem em movimento. Participaram oito docentes nas diversas atividades, com destaque para a colaboração dos professores Hélio Alves e Pedro Campos.
O PNC agradece a partilha ao Prof. Pedro Campos (coordenador da equipa do PNC na escola)
EBS Dr. Maurílio Dantas (Câmara de Lobos- Madeira)
Novembro 2024 - O plano de atividades cinematográficas na EBS Dr. Maurílio Dantas tem tido vários momentos ao longo do presente ano letivo. Comemorando o Dia Mundial das Ciências, os docentes e os coordenadores do PNC na escola organizaram um encontro com o realizador e produtor Martinho da Silva Andrade, que conversou sobre as suas experiências na realização de filmes, as dificuldades, os desafios e as alegrias.
Foi projetado o filme O Retratista da Madeira, de Martinho Andrade, com assistência de três turmas, que encheram por completo a sala João Brás. Imitando os filmes mudos, o filme regista, de maneira agradável, os costumes e vivências dos habitantes da ilha no final do século XIX e inícios do século XX, como a rede para transportar os doentes, o ambiente das vendas, o lavar roupa nas ribeiras e outros. O realizador recordou várias peripécias próprias da realização cinematográfica, muitas vezes sem os recursos necessários e desejados, mas destacando a satisfação de ultrapassar as dificuldades e de obter bons resultados.
Foram ainda projetadas imagens de um novo filme documentário sobre as Desertas, ainda não estreado, mas que permitiu que o realizador alertasse para os cuidados a ter na preservação da fauna e do ecossistema e apelasse à responsabilidade na utilização dos recursos naturais. Martinho da Silva Andrade mostrou ainda aos assistentes os equipamentos – drones, câmaras, lentes e outros –, necessários para este tipo de profissão, e relatou algumas das suas experiências sempre emocionantes e surpreendentes de interação com os animais marinhos. Colaboraram nesta atividade os docentes Mónica Moura, Isabel Abreu, Lígia Nóbrega, Rosalina Freitas, Olga Gonçalves, Natalina Sousa, Sandra Mendonça, Marco Andrade, Filipa Jesus, Luísa Vieira e Rui Silva.
Ainda no âmbito do Dia Internacional das Ciências. A equipa do PNC, em colaboração com o Departamento de CENT, organizou a projeção de filmes documentários que abordam a biodiversidade de Portugal. Estiveram presentes alunos do 6.º Ano acompanhados pelas docentes Rita Serrão, Sónia Filipa Fernandes, Luisa Vieira e Rui Silva.
Em dezembro foi celebrado o Dia dos Direitos Humanos, com a projeção de excertos do filme Os Condenados de Shawshank, de Frank Darabont, permitindo abordar de forma mais consistente temas de liberdade, justiça, segurança, entre outros. Estiveram envolvidos nesta atividade sessenta alunos do 3.º Ciclo e Secundário, acompanhados dos docentes Tânia Relva, Laura Silva, Luisa Vieira, Rui Silva. Ainda em dezembro, 30 alunos do 2.º e 3.º Ciclos assistiram à projeção de excertos do filme The Nightmare before Christmas, de Henry Selick, Tim Burton e Michael McDowell, uma narrativa em que se confrontam o espírito do Halloween e do Natal, sempre com a intenção de reforçar os valores da paz, da alegria e da fraternidade próprios destas datas. O PNC agradece a colaboração de todos os intervenientes.
EBS de Santa Cruz – Madeira
Na EBS de Santa Cruz, a equipa do PNC dinamizou atividades cinematográficas durante o mês de dezembro, promovendo uma reflexão sobre os valores do Natal, tendo colaborado nesta atividade a Prof.ª Liseta Rodrigues, que apresentou um vídeo sobre a temática. O tema do debate promovido foi precisamente Contos e Tradições de Natal. A coordenadora do PNC, Prof.ª Teresa Quintal Andrade, apresentou a curta-metragem de animação As Duas Comadres, de Artur Correia e Ricardo Neto, através da Plataforma Filmes do PNC. Depois do visionamento, os alunos participaram num debate rico e reflexivo, explorando os valores e sentimentos transmitidos pela curta-metragem, como a solidariedade, o perdão e a união familiar, essenciais ao espírito natalício. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o Sr. Cónego Vítor Gomes, colocando questões sobre a ligação entre as tradições religiosas e os valores do Natal. As atividades cinematográficas foram articuladas com outras iniciativas criativas. Os alunos João Daniel Abreu e Sara Vieira, do 11.ºB, apresentaram o texto de opinião: "A comercialização do Natal e a perda do significado original", levantando questões importantes sobre o impacto do consumismo nas tradições natalícias. Além das turmas de 12.º ano da docente Liseta Rodrigues, da turma B do 11.º ano da docente Teresa Andrade, participou também a turma A do 5.º ano de escolaridade, orientada pelo docente Miguel Ângelo Freitas, que aceitou o desafio de criar postais de Natal inspirados na figura do Menino Jesus. A "Anunciação" de Leonardo da Vinci foi o tema da apresentação realizada pela aluna Maria Gouveia, do 12.ºB. A Maria explorou esta icónica obra de arte, destacando a sua ligação aos valores do Natal e ao simbolismo religioso desta época festiva. Foi um momento enriquecedor de arte, história e espiritualidade, que fortaleceu o espírito crítico e cultural dos nossos alunos. O PNC agradece o empenho e colaboração de todos.
Podem ver aqui a reportagem completa: