No âmbito do Centenário do nascimento da escritora Agustina Bessa-Luís (1922-2022), muitas foram as escolas que levaram alunos às salas de cinema, um pouco por todo o país, para assistirem a uma obra muito especial: o filme A Sibila (2022), de Eduardo Brito.
Em 4, 9 e 12 de outubro, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses celebrou a efeméride com projeções de A Sibila para 632 alunos da Escola Secundária de Marco de Canaveses (AE n.º 1 de Marco de Canaveses) e da EPAMAC - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses. Foi uma autêntica antestreia que teve lugar no Emergente – Centro Cultural (Marco de Canaveses)!
O filme resultou do processo de adaptação de uma obra literária extraordinária da cultura portuguesa a uma obra fílmica. Tendo sido parcialmente rodado em Marco de Canaveses, estas sessões revestiram-se de particular importância para as comunidades educativas deste concelho.
A iniciativa foi organizada em estreita parceria entre o Centro Cultural Emergente, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, o AE n.º 1 de Marco de Canaveses e a EPAMAC.
Agradecemos toda a colaboração à professora Márcia Luças (coordenadora da equipa do PNC no AE n.1 de Marco de Canaveses) e a toda a vasta equipa de professores envolvidos nesta atividade para os alunos.
Lembramos que está disponível no CANAL Youtube do PNC a gravação integral da ACD TAKE 8 – Vamos Falar sobre Cinema? – A Sibila, de Eduardo Brito, que contou com a presença online e depoimentos do realizador Eduardo Brito, do produtor Paulo Branco, de Mónica Baldaque (filha da escritora) e do programador António M. Costa.
https://www.youtube.com/watch?v=QjKGCcblXK8