O filme Monte Clérigo, de Luis Campos, tem estado a fazer uma digressão fantástica pelo país!
Recentemente, em novembro, foram os alunos do Agrupamento Templários (Tomar) que encheram a sala de cinema em Tomar, para uma sessão que teve a presença da Direção da Escola e do Realizador Luís Campos, que falou com os alunos sobre as diversas problemáticas que o filme aborda em termos de discriminação, imigração, consciência social e direitos humanos.
Agradecemos a partilha à Dra. Margarida Rente (coordenadora da equipa do PNC a nível de escola) e também ao realizador Luís Campos, pelo trabalho notável que tem feito junto das escolas!
A curta-metragem Monte Clérigo (2023), de Luís Campos, foi galardoada em 2023 com o Grande Prémio Nacional do FEST - New Directors New Films Festival.
A temática do filme foca-se na narrativa de um adolescente que é forçado a trabalhar durante o verão numa torre de vigilância florestal, indiferente aos trabalhadores imigrantes nas estufas que o rodeiam. Enquanto procura o seu relógio perdido, acaba por se encontrar do lado daqueles que são “invisíveis”.
Trata-se de um trabalho que se centra na dignidade da pessoa humana, e, no fundo, foca a história de um jovem que é surpreendido pela realidade do Outro mesmo ao pé de si.
Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=5k2lDX0XlZs
Classificação etária: M/12
Informações e inscrições para escolas: info@matine.pt
Imagens: sessão de cinema em Tomar, com a comunidade educativa do AE Templários e o realizador Luís Campos.