capa
Um Cineclube no AE António Feijó - Ponte de Lima

O PNC estreou-se no Agrupamento de Escolas António Feijó no ano letivo que agora termina. É caso para dizer que arrancou em força e, no dizer da Dra. Ana Margarida Luciano, «é para continuar!».

Criou-se um cineclube escolar, o Cineclube A. Feijó, que, ao longo do ano letivo, já desenvolveu uma série de atividades interessantíssimas, com sessões cineclubistas para jovens!

 

Em março, o cineclube apresentou a 80 alunos do 3.ª ciclo do EB o filme Ponte de Lima (1963), de Reinaldo Varela, natural de Ponte de Lima. Os alunos puderam ver uma curta-metragem que os sensibilizou para aspetos da memória coletiva, bem como para o papel importantíssimo do cinema como forma de registo do real. Durante a sessão os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o Sr. Amândio de Sousa Vieira, fotógrafo e homem de cultura, que recuperou o filme e teve autorização do realizador para o exibir.

 

 

No final do 2.º período escolar, em parceria com a programação do CINANIMA, a sessão do cineclube foi inteiramente dedicada ao cinema de animação, com um programa de curtas-metragens provenientes de diferentes países, a que o agrupamento aderiu por entender que seria uma mais-valia na educação para a arte cinematográfica e na formação cultural dos alunos. Em contexto de sala de aula, vários alunos e professores puderam ver os filmes e conversar sobre a mensagem de cada um, bem como sobre as diferentes técnicas utilizadas: 2D, 3D e Stop Motion.

 

Foram ainda visionados outros filmes, como, por exemplo, Capitães de Abril, de Maria de Medeiros, que teve grande recetividade por parte dos alunos. Realizou-se ainda uma exposição alusiva à temática Cinema e Literatura.

 

Agradecemos toda a colaboração e partilha à Dra. Ana Margarida Luciano (coordenadora da equipa do PNC a nível de escola)!