capa
Atividades cinematográficas no AE do Fundão

O AE do Fundão tem desenvolvido um vasto plano de atividades ao longo do presente ano letivo 2022-2023. No âmbito das comemorações do “Centenário de José Saramago”, foram diversas as sessões com visionamento de filmes, de que destacamos José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, e Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles.  

Em fevereiro de 2023, numa colaboração entre a equipa do PNC a nível de escola e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, alunos dos 8º, 9º, CEF e INOVA visionaram o filme Recreio, de Laura Wandel, com o objetivo geral de sensibilizar para as consequências dos comportamentos violentos na escola. 

 

O cinema tem permitido desenvolver diversos projetos na escola, ajudando a criar articulações entre áreas disciplinares, de que são exemplos o trabalho a partir de filmes como Pompeia, de Paul W. S. Anderson e O Dia do Amanhã, de Roland Emmerich. Em 26 de abril, a Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento e o Coordenador do Projeto-Plano Nacional de Cinema AEF promoveram o visionamento do filme Capitães de abril, de Maria de Medeiros, no âmbito da preservação de valores democráticos conquistados desde 25 de abril de 1974, tendo estado presentes nesta atividade várias turmas de diferentes níveis de ensino.

 

Destacamos ainda a realização de uma sessão extraordinária para a comunidade escolar, com o filme Lobo e Cão, de Cláudia Varejão, expressamente disponibilizado para a Semana Aberta do AE do Fundão para a toda a Comunidade Educativa, a partir duma articulação entre o Coordenador do Projeto - Plano Nacional de Cinema do AEF e a Coordenadora do Projeto Cultural de Escola do Plano Nacional de Artes, Professora Rosalina Gomes, articulando esforços com a Equipa Nacional do PNC, a produtora Terratreme e a  Câmara Municipal do Fundão -  Auditório “Moagem", representada pela Dra. Catarina Correia. Foram deixados agradecimentos à Direção da Escola, ao Sr. Diretor Estêvão Lopes, à Ex. Vereadora da Educação, Dra. Maria Alcina Cerdeira, aos alunos presentes, professores, pessoal não docente do AEF, aos encarregados de educação, e aos familiares.

 

O PNC agradece partilha de informação ao professor António Reis (coordenador da equipa do PNC a nível de escola)!