capa
"O 1.º ano só faz filmes!" - Atividades no Colégio Bernardette Romeira - Olhão

No Colégio Bernardette Romeira, a atividade introdutória sobre cinema proposta aos alunos do 1.º Ano foi uma conversa sobre a forma como os filmes se faziam antigamente, com película e luz. Como se faziam os filmes antigamente? O que é uma película? Quantos desenhos são necessários para se fazer um filme? 

A partir desta introdução, realizou-se uma atividade de trabalhos manuais, de construção de um "cinema de papel" e de uma película com três frames , de um filme inventado por cada aluno. 

O entusiasmo foi grande…

 

Outras atividades desenvolvidas passam pelo visionamento de filmes, de que destacamos uma sessão de conversa prévia sobre filmes, em que os alunos puderam tirar dúvidas sobre como são feitos os seus filmes de animação preferidos. Seguiu-se o visionamento do filme "Mary e a Flor de Feiticeira" de Hiromasa Yonebayashi, a partir da plataforma streaming do PNC.

Após o visionamento do filme, os alunos preencheram uma Ficha de Visionamento, na qual puderam identificar os principais elementos de um filme (personagem principal, setting, enredo) e debater sobre os temas e moral da história.

 

Muito obrigada pela colaboração e partilha à equipa do PNC a nível de escola!

 

capa