Barcelos ZOOM
Educação e Cultura: parceria Escolas PNC (Barcelos) / Cineclube ZOOM

2 a 6 de novembro 2020 – realizou-se o ciclo de cinema Estados de Juventude, concretizado através de uma parceria estabelecida entre as equipas do Plano Nacional de Cinema de três escolas de Barcelos (Agrupamento de Escolas de Barcelos, Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria e Escola Secundária de Barcelinhos) e o Cineclube ZOOM. As sessões foram dinamizadas em auditório e em salas de aula com a presença de um dos realizadores, Rui Esperança. O ciclo contou com o apoio e programação da Ana Mariz e com a colaboração das coordenadoras nas escolas do PNC, professora Isabel Araújo e professora Júlia Gonçalves, e, da biblioteca escolar, professora Florinda Bogas. 

 

Estados de Juventude  é um ciclo que tem em comum o olhar de alguns jovens realizadores portugueses que se debruçam, todos eles, sobre as questões da juventude contemporânea. Seguindo diferentes caminhos em termos de referências, linguagens, comportamentos e preocupações, os filmes resultam numa espécie de visão de conjunto sobre os problemas dos jovens. 

 

Programação da Sessão 1: “Verão Saturno” de Mónica Lima, “Em Caso de Fogo” de Tomás Paula Marques, “Onde o Verão vai: Episódios da Juventude” de David Pinheiro Vicente e “Os Inúteis” de Rui Esperança. 

 Programação da Sessão 2: “Miragem Meus Putos” de Diogo Baldaia, “Sala Vazia” de Afonso Mota, “Mordida” de Pedro Neves Marques e “Nyo Vweta Nafta” de Ico Costa. 

 Programação da Sessão 3: “Infância, Adolescência, Juventude” de Rúben Gonçalves.