capa
Inscrições ACD - Vamos falar sobre cinema?

 

capa

 

25 de outubro (17:00 às 20:00)

Ação de Formação ONLINE de Curta Duração (ACD)

Vamos falar sobre cinema?
Trabalhar a partir da plataforma streaming do Plano Nacional de Cinema.

 

TAKE 1 - Valorizar o Património Cinematográfico e Audiovisual

  • Programar Filmes da História do Cinema para crianças e jovens
    (Convidada - Neva Cerantola - Programadora e responsável pelo Serviço Educativo da Cinemateca Portuguesa)
  • O filme Ladrões de Bicicletas, de Vittorio de Sica
    (Convidada - Professora Doutora Anabela Oliveira – UTAD)

fotoAnabela Oliveira (UTAD) - Professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora no Labcom-Comunicação e Artes. Doutorada em Literatura Comparada, orienta a sua investigação científica no âmbito dos estudos interartes, nomeadamente nas relações entre literatura e cinema, literatura e arquitetura e também na cinematografia de Manoel de Oliveira, Federico Fellini e Jacques Tati. Leciona vários seminários no âmbito da análise do discurso fílmico e das relações dialógicas entre o cinema e outras artes. Tem comunicações apresentadas em múltiplos colóquios e publicações em revistas nacionais e internacionais. Conferências convidadas nas universidades de Paris III, Paris Ouest Nanterre La Défense, Utrecht, Varsóvia, Lublin e Gdansk. Participações em júris e workshops em festivais e mostras de escolas de cinema (Avanca, MIFEC, Festival de Cinema de Ourense, Festfilm-Montpellier, Cinanima, São Tomé Fest Film. Arroios Film Festival, Porto Femme International Film Festival, Cine Eco) e nos júris nacionais do ICA (2014-2022). Diretora do RIOS – Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia. Autora dos livros Entre Vozes e Imagens – a presença das imagens cinematográficas nas múltiplas vozes do romance português (anos 70-90), Porto, Edições Pena Perfeita, 2007 e Federico Fellini – a inevitabilidade da arte, Editora DebatEvolution, 2020.

 

Objetivos:

  • Refletir sobre o poder da linguagem universal do cinema para abordar um conjunto de questões transversais que o cinema propõe, como direitos humanos, preconceitos, discriminação e/ou refletir sobre os sentimentos e o desenvolvimento humano. 
  • Conhecer e valorizar questões especificamente cinematográficas e divulgar o património cinematográfico e a sua História.
  • Estimular um discurso pedagógico propiciador de uma educação inclusiva junto das crianças e dos jovens. 
  • Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas épocas/conjunturas, processos históricos/culturais e para evitar o esquecimento sobre determinados períodos da História e da História da Cultura;
  • Valorizar o diálogo que o cinema estabelece com o real e a articulação entre as artes.
  • Refletir sobre a representação da realidade através das artes.
  • Aproximar as comunidades educativas do setor do cinema e do audiovisual, promovendo o contacto com cineastas e académicos da área.  

 

Ação de Curta Duração (ACD) realizada em parceria com o CFAE CENTRO-OESTE.

 

Público-Alvo:

  • Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial - Preferencialmente docentes das equipas do PNC a nível de escola.

LINK para as inscrições (a decorrer): https://centro-oeste.cfae.pt/formacao/