25 de outubro (17:00 às 20:00)
Ação de Formação ONLINE de Curta Duração (ACD)
Vamos falar sobre cinema?
Trabalhar a partir da plataforma streaming do Plano Nacional de Cinema.
TAKE 1 - Valorizar o Património Cinematográfico e Audiovisual
- Programar Filmes da História do Cinema para crianças e jovens
(Convidada - Neva Cerantola - Programadora e responsável pelo Serviço Educativo da Cinemateca Portuguesa) - O filme Ladrões de Bicicletas, de Vittorio de Sica
(Convidada - Professora Doutora Anabela Oliveira – UTAD)
Anabela Oliveira (UTAD) - Professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora no Labcom-Comunicação e Artes. Doutorada em Literatura Comparada, orienta a sua investigação científica no âmbito dos estudos interartes, nomeadamente nas relações entre literatura e cinema, literatura e arquitetura e também na cinematografia de Manoel de Oliveira, Federico Fellini e Jacques Tati. Leciona vários seminários no âmbito da análise do discurso fílmico e das relações dialógicas entre o cinema e outras artes. Tem comunicações apresentadas em múltiplos colóquios e publicações em revistas nacionais e internacionais. Conferências convidadas nas universidades de Paris III, Paris Ouest Nanterre La Défense, Utrecht, Varsóvia, Lublin e Gdansk. Participações em júris e workshops em festivais e mostras de escolas de cinema (Avanca, MIFEC, Festival de Cinema de Ourense, Festfilm-Montpellier, Cinanima, São Tomé Fest Film. Arroios Film Festival, Porto Femme International Film Festival, Cine Eco) e nos júris nacionais do ICA (2014-2022). Diretora do RIOS – Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia. Autora dos livros Entre Vozes e Imagens – a presença das imagens cinematográficas nas múltiplas vozes do romance português (anos 70-90), Porto, Edições Pena Perfeita, 2007 e Federico Fellini – a inevitabilidade da arte, Editora DebatEvolution, 2020.
Objetivos:
- Refletir sobre o poder da linguagem universal do cinema para abordar um conjunto de questões transversais que o cinema propõe, como direitos humanos, preconceitos, discriminação e/ou refletir sobre os sentimentos e o desenvolvimento humano.
- Conhecer e valorizar questões especificamente cinematográficas e divulgar o património cinematográfico e a sua História.
- Estimular um discurso pedagógico propiciador de uma educação inclusiva junto das crianças e dos jovens.
- Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas épocas/conjunturas, processos históricos/culturais e para evitar o esquecimento sobre determinados períodos da História e da História da Cultura;
- Valorizar o diálogo que o cinema estabelece com o real e a articulação entre as artes.
- Refletir sobre a representação da realidade através das artes.
- Aproximar as comunidades educativas do setor do cinema e do audiovisual, promovendo o contacto com cineastas e académicos da área.
Ação de Curta Duração (ACD) realizada em parceria com o CFAE CENTRO-OESTE.
Público-Alvo:
- Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial - Preferencialmente docentes das equipas do PNC a nível de escola.
LINK para as inscrições (a decorrer): https://centro-oeste.cfae.pt/formacao/